Como usar o WhatsApp da minha empresa de forma eficaz
Publicado por em setembro 21, 2017 Deixe um comentário

Como usar o WhatsApp da minha empresa de forma eficaz

O WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil, até mais que o Facebook. Levantamento exclusivo do grupo IBOPE mostra que o WhatsApp está presente em 91% dos smartphones do Brasil.

WhatsApp é a Rede Social Mais Usada no Brasil

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como ampliar a sua audiência no WhatsApp de forma eficaz usando as outras redes sociais.

Como automatizar o envio de uma mensagem no WhatsApp?

O WhatsApp possibilita o envie de mensagem para várias pessoas, estas são chamadas de Lista de Transmissão. Ou seja, Listas de Transmissões são mensagens de um usuário para vários usuários em apenas uma direção.

Com a Lista de Transmissão do WhatsApp  é possível enviar ou encaminhar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas ao mesmo tempo.

A criação de lista de transmissão do WhatsApp é bem simples, vamos explicar o passo-a-passo a seguir:

  1. Abra o WhatsApp e toque sobre o botão com três pontinhos no canto superior direito da tela. No menu que se abrirá, toque na opção “Nova transmissão”;
  2. Digite o nome dos destinatários para adicioná-los à lista. Você também pode tocar sobre o botão “+” para abrir a agenda e selecionar os amigos;
  3. Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar”. Por fim, a tela de bate-papo será aberta. Basta enviar mensagens normalmente e elas serão entregue individualmente aos contatos da lista de transmissão.

Vantagem da Lista de Transmissão em relação aos Grupos

Quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem, assim como uma mensagem enviada em um grupo.

A grande diferença é como o seu cliente receberá a mensagem, eles receberão como se fosse uma mensagem em uma conversa direta. Quando seus clientes responderem, a mensagem será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da sua Lista de Transmissão.

Desvantagens da Lista de Transmissão em relação aos Grupos

Nem tudo poderia ser vantagens! Nas listas de transmissão, apenas os contatos que possuírem o seu número de contato adicionado em sua agenda do celular receberão a sua mensagem de transmissão. Esta é uma medida da ferramenta para tentar inibir a criação de SPAMS (envios de mensagens indesejadas pelo destinatário).

Não é possível que as pessoas presentes na lista de transmissão interajam. Para que isso seja possível é preciso criar um Grupo de Conversa.

Criação de Grupos para assuntos específicos

Para organizar as informações de uma empresa, ou manter sua equipe atualizada, você pode criar um Grupo. O ideal é que você crie vários grupos e definir regras sobre o que pode ser conversado neles.

Você pode sim criar um grupo com todos os colaboradores da empresa, para que sejam divulgar informações úteis e atualizar os colaboradores sobre o que está acontecendo na empresa.

No entanto é interessante que o empresário crie grupos de cada departamento da empresa, pois alguns assuntos não são de interesses de todos da empresa.
O empresário pode também criar grupos com os seus fornecedores e a equipe de vendas e marketing, assim todos estarão atualizados sobre as negociações e promoções a serem realizadas na empresa.

Estes foram só alguns exemplos de grupos que podem ser criados. O ideal é criar grupos com um objetivo e conforme a necessidade da empresa.

Como usar WhatsApp no computador?

Acessando o site: https://web.whatsapp.com você pode conectar o WhatsApp do seu celular direto no seu computador.

A restrição é que você só consegue ficar conectado em apenas um computador, ao conectar em outro computador automaticamente o computador anterior é desconectado. O proporciona maior segurança, principalmente para quem usa computador público.

Como aproveitar o WhatsApp Status?

A ferramenta que ficou muito popular com o SnapChat agora está disponível também no WhatsApp Status, Instagram Stories, Facebook Stories e Messenger Day. A Ideia é a mesma em todas as plataformas, imagens ou vídeos que possuem tempo de duração de 24 horas.

Algumas empresas e profissionais liberais estão divulgando os seus trabalhos e projetos diariamente no WhatsApp Status. A vantagem de divulgar no WhatsApp Status é que a pessoa pode comentar na foto do Status e automaticamente esse comentário vai para conversa do WhatsApp.O

WhatsApp Status é uma ótima ferramenta para quem trabalha com imagens e projetos como, designers, fotógrafos, arquitetos, mas também pode funcionar muito bem para outros negócios que trabalham com vendas de produtos, oferecendo ofertas relâmpago.

Como criar um link para o seu número no WhatsApp?

Um recurso muito interessante é a criação de link do seu contato do WhatsApp. Este recurso facilita e muito a divulgação do seu contato de WhatsApp.

  1. Copie e cole este link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=SuaMensagem
  2. Substitua o espaço “seunumerodetelefone” pelo seu número, da seguinte maneira:
    Você deve colocar o Código do País, o Código da Região, e o Número de Telefone. Assim, se o seu número for brasileiro, de Campo Grande/MS, e for 98765-4321, você deverá substituir “seunumerodetelefone” por 5567987654321.
  3. Substitua o espaço “SuaMensagem” pela mensagem que você deseja que o seu cliente envie, por exemplo: Gostaria de um orçamento
  4. Ao colocar o link no navegador e pressionar “Enter”, repare que todos os espaços da mensagem são substituídos por “%20”, ficando um link comprido e expondo todas as informações. No exemplo o link ficaria da seguinte forma: https://api.whatsapp.com/send?phone=5567987654321&text=Gostaria%20de%20um%20or%C3%A7amento
  5. Você já pode divulgar o link criado, mas existe encurtadores de url que possibilitam deixar seu link menor ocultando as informações de telefone e mensagem. Entre os encurtadores recomendamos dois: bit.ly e o goo.gl
  6. Cole o seu link no campo correspondente e clique em “encurtar URL” ou “Shorten”
  7. Você receberá uma versão “encurtada” do seu link. A vantagem do bit.ly é que se você criar uma conta gratuita você pode personalizar o seu link. Exemplo: bit.ly/WhatsAppMinhaEmpresa. Agora você pode usar o link sem o medo de deixar seu celular exposto.

O que você achou deste artigo? Você possui alguma dúvida em relação ao WhatsApp ou outras redes sociais? Deixe seu comentário com críticas, dúvidas e elogios.

Até a próxima.

Tags: , , , , ,
Categorias:
Postagem escrita por Felipe Mesquita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.