Dicas Rápidas sobre Remarketing
Publicado por em março 3, 2016 2 comentários

Retargeting e remarketing – A propaganda fica me seguindo

Sabe quando você entra em um site de uma empresa e depois ficam aparecendo sem parar propagandas sobre a empresa em diversos sites, já pensou se fosse sua empresa? Isso é o que chamamos de retargeting (Campanhas no Facebook ADS) ou remarketing (Campanhas no Google AdWords), aqui neste post vamos resumir essa ação tudo apenas como remarketing.

Como Funciona o remarketing?

Tanto no Facebook ADS, como no Google AdWords, você precisa colocar um código no site para que as ferramentas consigam identificar as pessoas que estão entrando no seu site para que depois seja possível exibir os anúncios.

Vantagens do Retargeting e remarketing?

Ninguém gosta de receber propagandas de produtos ou serviços sobre os quais não tem interesse.

Compras de valores elevados são raramente feitas por impulso, aí que o remarketing chega para nos ajudar. O grande objetivo do remarketing é fazer com que o seu potencial cliente não se esqueça da sua empresa, do produto ou serviço que ele estava procurando.

O mais legal é que você pode oferecer um produto específico de seu site para quem realmente já mostrou um interesse recente. Ponha-se no lugar do cliente: Você estava em busca de uma roupa, pesquisou, entrou em diversos sites, achou um monte de coisa legal, mas não comprou nada. Depois de um tempo entrou em um site e encontra um anúncio da roupa que você viu naquele site, vai para o Facebook e vê o produto novamente.

Agora imagina isso durante uns três à cinco dias, se você realmente precisa deste produto, você vai acabar comprando do site que te mostrou os anúncios. Isso porque se você entrou em um site de uma empresa, possivelmente você estava em busca de um produto ou serviço oferecida por essa empresa.

Muitas vezes não compramos da empresa logo da primeira vez que acessamos o site por diversos motivos, como: apenas curiosidade, falta de tempo, pesquisa de preço, falta de conhecimento sobre a empresa, planejamento da compra, procura de promoções e por aí vai!

Estratégias de Remarketing

Já identificamos os motivos de não comprar de imediato, agora temos que convencer o consumidor a comprar de sua loja, pois interesse já sabemos que ele já tem!

Apenas curiosidade:

Se você trabalha com produtos, faça um anúncio com o produto escolhido pelo cliente junto com outros produtos que possivelmente seja do interesse dele. Caso trabalhe com serviços, o ideal é criar anúncios com as principais vantagens e diferenciais dos planos oferecidos.

Pesquisa de preço:

Caso você tenha uma margem boa em seus produtos ofereça um cupom de desconto ou frete gratuito em compras acima de um determinado valor. Caso o seu caso seja um serviço, a uma boa estratégia é oferecer uma amostra grátis, caso o cliente goste do serviço ele irá contratar.

Planejamento de compra:

Muito comum em viagens e compras de produtos de alto investimento. Neste caso o remarketing é fundamental, o objetivo realmente é ser visto para permanecer na memória do potencial consumidor.

O ideal neste caso é oferecer o produto ou serviço desejado pelo cliente e outro complementar que amplie a sua satisfação ao realizar a compra. Exemplos: uma pessoa que deseja um celular e oferecer mais uma capinha, no caso do serviço de um hotel oferecer a hospedagem e opções de passeios ou translado.

Procura de promoções:

Algumas pessoas são como “rato de promoção”, não compram nada que não esteja com a tarja vermelha ou X% de desconto, muitas vezes compram só pelo impulso de comprar barato ou compram pensando em revender.

Agradar Ratos de Promoção é muito difícil, pois eles só se importam com uma coisa, preço. Se o seu produto for de valor maior que o da concorrência, você precisa convencer que seu produto tem algo que seu cliente não pode oferecer, o que deixa ele com o produto com o melhor preço, perceba que não disse menor e sim melhor, o que corresponde a melhor custo/benefício.

Pense bem no que vai oferecer, usar palavras como excelente qualidade e ótimo atendimento não vão convencer seu cliente, pois isso é uma obrigação para vender qualquer coisa. Em serviço você pode novamente usar a estratégia de oferecer uma amostra grátis, ou desconto nos primeiros meses.

Se uma pessoa entrou em seu site devido a um produto em promoção e não comprou, talvez ele esteja sem dinheiro no momento, ou a sua abordagem sobre o desconto não foi o suficiente para convencer, neste caso a repetição com o remarketing é um forte influenciador para a decisão da compra.

Conclusão sobre remarketing

Se você deseja reter clientes, sua empresa deve estar preparada para realizar campanhas de remarketing, independente se você oferece produtos ou serviços. É mais fácil convencer alguém que está interessado em seu produto ou serviço e procurou sua empresa, do que conquistar novos clientes que nunca tiveram contato com a sua empresa.

Gostou do vídeo e do nosso texto? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui com suas observações, ou entre em contato conosco no site http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/ e solicite um orçamento de nossos serviços de marketing digital.

Até a próxima.

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Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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2 Comentários

  • Domingos Tavares disse:

    Só que o consumidor fica incomodado com a propaganda o seguindo. Ele geralmente acha isso escroto pra caralho e EVITA comprar na loja que o persegue porque ele considera que a loja está o espionando.

    • Verdade Domingos,
      O uso do remarketing deve ser usado com moderação. Nem sempre o cliente tem a percepção de estar sendo seguido pela propaganda. É possível limitar o tempo que esta propaganda será exibida para o cliente, entre 1 e 30 dias, de acordo com o tempo que o cliente demora para tomar uma decisão de compra.
      Mas não podemos negar que quando impacta um cliente realmente interessado em realizar a compra, o remarketing acaba sendo uma ótima ferramenta de vendas, caso contrário a Netshoes não seria uma das líderes de mercado em seu segmento usando esta estratégia.

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