Inbound Marketing – Atração de clientes por meio do Marketing de Conteúdo
O que é Inbound Marketing? Em uma tradução literal ficaria algo como “Marketing de entrada” ou “marketing de atração”. Este é um conjunto de estratégia, menos invasiva, que permite o contato com a marca ou empresa iniciado pelo próprio consumidor, ou seja, o consumidor toma a atitude de entrar em contato para solicitar mais informações, manter-se atualizado sobre a empresa ou solicitar um orçamento.
As estratégias de Inbound Marketing estão ligadas a geração de conteúdo para gerar relacionamento e atrair clientes em potencial, também conhecido como Leads. Após conseguir a atenção do cliente e um nível de engajamento avançado, as ofertas são oferecidas, sempre com a permissão do potencial cliente.
A importância do Relacionamento para o Marketing digital
Vamos usar como exemplo a Maria, uma jovem empreendedora que diariamente checa seus e-mails, assim que chega em seu trabalho, ela visualiza as mensagens recebidas e identifica uma oferta de um serviço, porém Maria não conhece a empresa e nunca se relacionou antes com suas redes sociais e seu site oficial e o que mais lhe impressiona é que ela não faz ideia de como essa empresa conseguiu seu endereço de e-mail.
Nesta situação, qual será a reação de Maria ao receber um e-mail desta empresa? O mais provável é que ela ignore o seu e-mail ou indique-o para SPAM para nunca mais receber os seus e-mails.
Agora vamos apresentar outra situação, pelo caminho do Inbound Marketing. A sua empresa criou um artigo explicativo explicando as vantagens de um determinado assunto, esse artigo foi publicado nas redes sociais, um amigo de Maria acho interessante e comentou na publicação no Facebook mencionando o dela. Maria sente-se atraída pelo título e lê o artigo, do qual ela achou bem interessante, assim Maria decide assinar a newsletter do site para receber outros artigos como estes sempre que forem lançados.
Notou a diferença? Perceba que a iniciativa do início do relacionamento partiu do potencial cliente e não da empresa. Um ponto importante é lembrar que além das redes sociais é possível fazer uso de técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) para que o seu artigo fique acessível em resultados de buscas no Google, Yahoo e Bing.
Agora, o mais provável é que sempre que você enviar um e-mail ela abra, pois acredita que sua empresa irá oferecer algo relevante, podendo ser novos artigos, serviços ou produtos. O objetivo do Marketing Digital não é perturbar as pessoas e sim gerar o interesse em conhecer e adquirir um produto.
04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing
Para realizar a Inbound Marketing é necessário apresentar sua empresa, começar um relacionamento, conquistar a confiança e convencer que sua empresa é a melhor solução para aquisição de um produto ou serviço.
Todo o processo precisa ser vantajoso tanto para o lado do cliente, quanto para o lado da empresa. É normal que existam pessoas que não se identifiquem com os serviços de sua empresa no decorrer do processo, por isso que se chama funil de vendas.
A seguir vamos detalhar os 04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing: Atração, Conversão, Aproximação e Encantamento.
Atração
Como é que vamos criar um relacionamento verdadeiro com uma pessoa que nem conhece a nossa marca? O primeiro passo então é fazer com que meus potenciais clientes conheçam a minha empresa.
A melhor forma de apresentar-se é oferecendo algo relevante ao seu potencial cliente, um ato de gentileza. Sua empresa pode se apresentar de várias formas:
- Crie um blog e publique conteúdo regularmente
- Ofereça um e-book
- Crie vídeos
- Permaneça ativo em redes sociais
- Planeje o uso de palavras-chaves para ser apresentado nas pesquisas do Google (SEO)
- Deixe a página de destino dos seus produtos, ou serviços, atrativa para os seus potenciais clientes.
Conversão
Você já apresentou a sua empresa, agora chegou o momento de você permitir que o relacionamento tenha início, você precisa oferecer a oportunidade de receber mais conteúdos, ou realizar um comentário, dar uma dica ou sugestão, em troca, a empresa receberá do potencial cliente o e-mail de contato, que podem ser coletados por meio de:
- Formulário de Contato
- Chamada Telefônica
- Comentário em Blogs
- Conversa em Chat
- Cadastro em newsletter
Aproximação
A pessoa que inicialmente era desconhecida já começou a ter uma empatia com a empresa e depositou um voto de confiança quando ofereceu o seu e-mail para receber mais conteúdos de sua empresa, então ofereça mais conteúdos. Conteúdos de qualidade e relevante.
- Envie e-mail Informativo
- Disponibilize Vídeos Complementares
- Crie Artigos Relacionados
- Responda Mensagens Diretas nas Redes Sociais
- Agende Reuniões
Encantamento
É o momento em que o cliente potencial transforma-se em um cliente efetivo. Você convence que você é referência e a melhor opção. Agora é convencer o seu cliente que ele deve continuar consumindo na sua empresa e também convencer outras pessoas a consumirem na sua empresa.
- Cupons de Desconto
- Programa de Fidelização
- Realização de Eventos
- E-mail Promocional
Conclusão
Inbound Marketing é uma forma sustentável de realizar vendas e deve ser usada como uma ação constante dentro da empresa. O objetivo é fazem com que sempre mais pessoas passem pelo funil de vendas e passem a ser clientes e divulgadores da empresa.
Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre Inbound Marketing, ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco pelo http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/ ou deixe o seu comentário no final deste artigo.
Até o próxima publicação!
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: dicas, Ferramentas SEO, Inbound Marketing, Marketing Digital