Como Fazer Inbound Marketing - Funil de Vendas
Publicado por em maio 19, 2016 Deixe um comentário

Inbound Marketing – Atração de clientes por meio do Marketing de Conteúdo

O que é Inbound Marketing? Em uma tradução literal ficaria algo como “Marketing de entrada” ou “marketing de atração”. Este é um conjunto de estratégia, menos invasiva, que permite o contato com a marca ou empresa iniciado pelo próprio consumidor, ou seja, o consumidor toma a atitude de entrar em contato para solicitar mais informações, manter-se atualizado sobre a empresa ou solicitar um orçamento.

As estratégias de Inbound Marketing estão ligadas a geração de conteúdo para gerar relacionamento e atrair clientes em potencial, também conhecido como Leads. Após conseguir a atenção do cliente e um nível de engajamento avançado, as ofertas são oferecidas, sempre com a permissão do potencial cliente.

A importância do Relacionamento para o Marketing digital

Vamos usar como exemplo a Maria, uma jovem empreendedora que diariamente checa seus e-mails, assim que chega em seu trabalho, ela visualiza as mensagens recebidas e identifica uma oferta de um serviço, porém Maria não conhece a empresa e nunca se relacionou antes com suas redes sociais e seu site oficial e o que mais lhe impressiona é que ela não faz ideia de como essa empresa conseguiu seu endereço de e-mail.

Nesta situação, qual será a reação de Maria ao receber um e-mail desta empresa? O mais provável é que ela ignore o seu e-mail ou indique-o para SPAM para nunca mais receber os seus e-mails.

Agora vamos apresentar outra situação, pelo caminho do Inbound Marketing. A sua empresa criou um artigo explicativo explicando as vantagens de um determinado assunto, esse artigo foi publicado nas redes sociais, um amigo de Maria acho interessante e comentou na publicação no Facebook mencionando o dela.  Maria sente-se atraída pelo título e lê o artigo, do qual ela achou bem interessante, assim Maria decide assinar a newsletter do site para receber outros artigos como estes sempre que forem lançados.

Notou a diferença? Perceba que a iniciativa do início do relacionamento partiu do potencial cliente e não da empresa. Um ponto importante é lembrar que além das redes sociais é possível fazer uso de técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) para que o seu artigo fique acessível em resultados de buscas no Google, Yahoo e Bing.

Agora, o mais provável é que sempre que você enviar um e-mail ela abra, pois acredita que sua empresa irá oferecer algo relevante, podendo ser novos artigos, serviços ou produtos. O objetivo do Marketing Digital não é perturbar as pessoas e sim gerar o interesse em conhecer e adquirir um produto.

04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing

Para realizar a Inbound Marketing é necessário apresentar sua empresa, começar um relacionamento, conquistar a confiança e convencer que sua empresa é a melhor solução para aquisição de um produto ou serviço.

Todo o processo precisa ser vantajoso tanto para o lado do cliente, quanto para o lado da empresa. É normal que existam pessoas que não se identifiquem com os serviços de sua empresa no decorrer do processo, por isso que se chama funil de vendas.

A seguir vamos detalhar os 04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing: Atração, Conversão, Aproximação e Encantamento.

Atração

Como é que vamos criar um relacionamento verdadeiro com uma pessoa que nem conhece a nossa marca? O primeiro passo então é fazer com que meus potenciais clientes conheçam a minha empresa.

A melhor forma de apresentar-se é oferecendo algo relevante ao seu potencial cliente, um ato de gentileza. Sua empresa pode se apresentar de várias formas:

  • Crie um blog e publique conteúdo regularmente
  • Ofereça um e-book
  • Crie vídeos
  • Permaneça ativo em redes sociais
  • Planeje o uso de palavras-chaves para ser apresentado nas pesquisas do Google (SEO)
  • Deixe a página de destino dos seus produtos, ou serviços, atrativa para os seus potenciais clientes.

Conversão

Você já apresentou a sua empresa, agora chegou o momento de você permitir que o relacionamento tenha início, você precisa oferecer a oportunidade de receber mais conteúdos, ou realizar um comentário, dar uma dica ou sugestão, em troca, a empresa receberá do potencial cliente o e-mail de contato, que podem ser coletados por meio de:

  • Formulário de Contato
  • Chamada Telefônica
  • Comentário em Blogs
  • Conversa em Chat
  • Cadastro em newsletter

Aproximação

A pessoa que inicialmente era desconhecida já começou a ter uma empatia com a empresa e depositou um voto de confiança quando ofereceu o seu e-mail para receber mais conteúdos de sua empresa, então ofereça mais conteúdos. Conteúdos de qualidade e relevante.

  • Envie e-mail Informativo
  • Disponibilize Vídeos Complementares
  • Crie Artigos Relacionados
  • Responda Mensagens Diretas nas Redes Sociais
  • Agende Reuniões

Encantamento

É o momento em que o cliente potencial transforma-se em um cliente efetivo. Você convence que você é referência e a melhor opção. Agora é convencer o seu cliente que ele deve continuar consumindo na sua empresa e também convencer outras pessoas a consumirem na sua empresa.

  • Cupons de Desconto
  • Programa de Fidelização
  • Realização de Eventos
  • E-mail Promocional

Conclusão

Inbound Marketing é uma forma sustentável de realizar vendas e deve ser usada como uma ação constante dentro da empresa. O objetivo é fazem com que sempre mais pessoas passem pelo funil de vendas e passem a ser clientes e divulgadores da empresa.

Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre Inbound Marketing, ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco pelo http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/ ou deixe o seu comentário no final deste artigo.

Até o próxima publicação!

 

Artigos Relacionados

AIDA – Como criar conteúdo para Redes Sociais que ajudem a vende... Saber desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma parte importante na estratégia de marketing digital. Mas você sabia que existe um tipo de conteúdo diferente para cada etapa do processo de compr...
Devo me preocupar com a quantidade de curtidas da minha página? Qual o crescimento de fãs tivemos no último mês? Qual a porcentagem de crescimento minha página obteve em relação aos meus concorrentes? Qual a melhor estratégia para ampliar minha rede no Facebook ou...
Tendências do Marketing Digital em 2019 Separamos nesta publicação o que será tendência no Marketing Digital em 2019. No final deste artigo, deixe o seu comentário com as suas apostas para o Marketing Digital para os próximos anos. Chatbot...
Instagram Stories – Como deixar o fundo da tela colorida? As vezes precisamos passar uma mensagem pelo Instagram Stories, mas não temos uma imagem para publicar. Aqui vamos dar uma dica de como usar fundos coloridos para passar a sua mensagem no Instagram St...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *