Regra dos 20% de texto na Imagem no anúncio – Facebook ADS
A Regra dos 20% de texto em imagens no Facebook, quem já utiliza a parte da anúncio do Facebook sabe da existência desta regra chata, mas para quem não sabe vamos explicar direitinho. Antigamente todo o anúncio que tivesse mais de 20% de texto em sua imagem, logo de cara seria reprovado. Porém há pouco tempo o Facebook anunciou que essa regra mudou, ou melhor foi levemente modificada.
Como funciona a regra dos 20% de texto no Facebook
Caso sua imagem tenha menos que 20% a sua imagem está OK. O que significa que ela não sofrerá nenhuma punição. Se a sua imagem passar dos 20%, ela poderá se encaixar em 3 categorias de advertências, são elas:
- Texto da imagem Baixa: Significa que seu anúncio irá veicular, porém com um alcance menor;
- Texto da imagem Médio: Seu anúncio irá veicular, porém com um alcance muito baixo;
- Texto da imagem Alto: O seu anúncio pode não ser veiculado.
As exceções da regra
O Facebook passou a entender que algumas imagens não tem como reduzir a quantidade de texto, e essas serão aprovadas automaticamente. Exemplos: Infográficos, imagens de produtos (mas a foto do produto tem que mostrar ele inteiro), Cartazes para eventos, imagens de desenhos animados, quadrinhos e imagens de apps com prints.
Vale lembrar que logomarca que são baseadas em textos, marca d’agua e números também são consideradas como texto.
Dicas
O próprio Facebook realizou uma pesquisa que revelou que seus usuários preferem imagens que não contenha texto, e podemos concluir que, se os usuários preferem assim o Facebook irá fazer de tudo para que os anunciantes não desagradem os seus fiéis internautas.
- Não utilize textos nas imagens, se usar utilize uma fonte pequena;
- Agrupe o texto na imagem, não utilize textos espaçados;
- Utilize esta ferramenta para testar o seu texto: https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay
Perguntas frequentes para o Facebook
Abaixo estão algumas dúvidas frequentes sobre a Regra dos 20% em imagens que o próprio Facebook disponibiliza, confira:
O que significa ter muito texto na imagem?
O texto na imagem do seu anúncio inclui textos sobre uma foto ou ilustração, logotipos baseados em texto ou marcas d’água utilizados em uma imagem de anúncio. Ele também inclui textos em imagens de miniatura utilizadas para vídeos, bem como imagens usadas como fotos da capa ou fotos do perfil de Páginas promovidas.
O Facebook prefere imagens de anúncios com pouco ou nenhum texto, uma vez que imagens com muito texto podem criar uma experiência de baixa qualidade para as pessoas no Facebook.
O que devo fazer para reduzir a quantidade de texto?
Considere inserir a maior parte do seu texto na área de texto do seu anúncio, em vez de inseri-lo na imagem do anúncio. Se você precisar usar um texto, use uma fonte pequena e poucas palavras para reduzir a proporção de texto na imagem. Tente reduzir o texto da imagem e faça a verificação com esta ferramenta novamente.
Conclusão
Caso fique alguma dúvida sobre a Regra dos 20% do Facebook ADS, fique a vontade para deixar nos comentários ou entrar em contato pelo (67) 3321-8174.
Artigo escrito por Alexandre Montello
Tags: dicas, Facebook, Marketing Digital, socialmedia
5 Comentários
Preciso saber urgente, como troco a imagem do meu anuncio , sem desativar o impulsionamento .
Oi, Amanda!
Não tem como alterar o post depois de criado o impulsionamento, é preciso excluir a mídia para editar o post. No entanto, não é possível alterar a imagem de um post, mesmo que ele não tenha impulsionamento, tem que excluir e subir ele com a imagem nova novamente.
Obrigado por responder Priscilla :))))
Como faço para fazer com que meu anúncio seja classificado como cartaz de evento e assim ficar dentro da exceção?
Olá Rejane,
Infelizmente não tem como dizer isso para o Facebook. Toda vez que seu anúncio passa da regra dos 20% de texto ele passa por uma verificação, que pode ser por robô (que identificarão padrões na sua imagem que determinará que seu anúncio é um cartaz) ou caso a máquina não consiga identificar nenhum padrão, passará por uma vistoria por um humano.
Mas nenhum destes processos nós temos acesso, apenas funcionários do próprio Facebook.