Dicas para aumentar Interação no Facebook
Com a quantidade de pessoas cada vez mais adeptas as redes sociais, as plataformas passaram a implementar algoritmos que regulam a distribuição de conteúdos, e isso foi desenvolvido com alguns objetivos:
- Entregar conteúdo que você goste e tenha interesse
O Facebook te rastreia o tempo todo, sabe com quem você conversa, o que você gosta, aonde você vai, as páginas que você curte e muitas outras coisas. Ele usa isso a favor dele para te entregar apenas conteúdos que você tenha interesse. É por este motivo que você tem “mil amigos” e aparenta que você só vê as postagens de alguns. Faça um teste, olhe a lista de amigos que você tem e veja que muitos postam e você não vê. - Regular a quantidade de postagens no Feed de notícias
O Facebook é um mundo de pessoas, com milhões de usuários cadastrados, se tudo que as pessoas postassem aparecesse para você iria ficar muito chato. Além das postagens dos seus amigos temos que lembrar que ainda existem as páginas e uma imensa quantidade de anúncios.
Quer fazer um teste do Facebook sem o algoritmo dele? Usando pelo computador, na lateral esquerda onde está escrito “Feed de Notícias”, clique nos três pontinhos e altere a opção “Principais histórias” para a opção “Mais recentes”. Experimente ficar com o Facebook com essa configuração por um dia. Você verá que o Facebook tem razão ao tentar organizar a timeline por interesse.
Tudo isso que foi dito acima, funciona para as páginas empresariais e isto significa que você só vai aparecer para quem tem interesse no seu conteúdo. Uma forma de aumentar o alcance orgânico da sua página é buscar a interação com o seu público. Abaixo listaremos algumas estratégias.
Faça Perguntas
Uma das estratégias para aumentar a interação é sempre no final de um post fazer uma pergunta, comece com as mais fáceis e não desista se o seu público não te responder de imediato. Com o tempo, aumentando o engajamento os comentários começaram a aparecer.
Exemplo de uma pergunta para o segmento da moda: O que acha deste look, meninas?
Enquetes
Você pode fazer uma enquete utilizando o recurso visual. Exemplo para churrascaria: O que você prefere, picanha ou cupim? Quem gosta de picanha deixa o like e quem gosta de cupim deixa o coração.
Postagem de qualidade
Esse tópico daria um post só pra ele, porém com algumas dicas tentarei esclarecer e te ajudar a entender.
Faça conteúdos aprofundados, que respondam dúvidas dos seus clientes, em que eles olhem e sintam vontade de compartilhar. Conteúdo de qualidade são aquelas postagens em que o seu cliente se identifique com elas, além de ter um texto coerente com o público-alvo (Formalidade não é a regra aqui), imagens atraentes e de qualidade.
Faça uma analise do “Universo” em que a sua empresa está estabelecida e procure entender todas as dúvidas e questionamentos dos seus clientes, com certeza você irá ter várias ideias de postagens de qualidade.
Olhe o que o seu concorrente faz, procure páginas de referências nacionais e internacionais, isso irá te ajudar.
Impulsione para o seu público a sua postagem
Quanto maior alcance da sua postagem, maior a chance do público interagir, por isto sempre que possível, faça impulsionamentos da sua postagem com o Facebook ADS. Porém atente-se para usar a segmentação correta. De nada adianta você ter uma empresa que atende só mulheres, e impulsionar para homens (salve alguns casos).
Responda todos os comentários
Uma forma de aumentar a sua interação é começar a criar vínculo com o cliente, e sempre responder os clientes, por isso não deixe-o sem resposta. Caso não tenha a resposta de imediato, não deixe o cliente esperar, avise o cliente que está em busca da resposta e assim que conseguir voltará entrar em contato.
Faça teste com os horários
De nada adianta você fazer uma super postagem de qualidade e com alta chance de interação e postar ela de madrugada. É interessante você entender o seu público e ver quais os horários que eles ficam mais no Facebook. Para isso, você pode acessar a sua página, clicar em informações no topo e depois em publicações no menu lateral. Abrirá um gráfico (geralmente parece uma baleia) com os horários que as suas postagens tem mais visualizações.
Use o AO VIVO
Ferramenta que vem crescendo muito e que o Facebook declaradamente falou que está dando preferência na hora de organizar o Feed de postagens. Vai fazer um evento? Chegou coleção nova? Novidade? Faça um vídeo ao vivo.
Dicas bônus para uma live:
- Avise as pessoas que você fará um vídeo ao-vivo;
- Fale o que irá transmitir;
- cuidado com a linguagem;
- cuidado com interferências na gravação;
- sorria;
- seja positivo;
- relaxe;
- tente se comunicar e fazer perguntas diretamente para a audiência;
- Na hora de encerrar a live, pergunte o que as pessoas acharam, assim você irá obter feedbacks.
Gostou das dicas? O que você faz para aumentar a interação? Deixe nos comentários e caso precise de alguma ajuda fique a vontade para entrar em contato.
Artigo escrito por Alexandre Montello
Tags: dicas, Facebook, Marketing Digital
1 Comentário
Gosto de publicar ou compartilhar das páginas das marcas que trabalhamos alguns vídeos demonstrando a utilização de produtos.