Tendências do Marketing Digital em 2019
Publicado por em dezembro 10, 2018 2 comentários

Tendências do Marketing Digital em 2019

Separamos nesta publicação o que será tendência no Marketing Digital em 2019. No final deste artigo, deixe o seu comentário com as suas apostas para o Marketing Digital para os próximos anos.

Chatbot – Automação de mensagens

Chatbot é um sistema que permite simular uma conversa por meio de aplicativos de mensagens. Este sistema trabalha com diálogo pré-definido entre uma pessoa e um “robô”.

O Chatbot é uma excelente ferramenta para realizar tarefas repetitivas, como:

  • Tirar uma dúvida de horário de atendimento
  • Solicitar um orçamento
  • Realizar um pedido de entrega

O público brasileiro tem uma boa aceitação à automação de mensagens, desde que ela seja eficiente. Por este motivo as empresas passaram a adotar cada vez mais o uso de serviços de bots (robôs) para envio de respostas automáticas em aplicativos de mensagens como Facebook Messenger, Whatsapp e Instagram Direct Messenger.

Integração dos aplicativos de Chat

Mark Zuckerberg confirmou a sua intenção de realizar a integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct. O primeiro passo desta integração será permitir que os contatos dos aplicativos (Whatsapp, Messenger e Instagram Direct) sejam acessíveis entre eles, porém esta integração ainda não tem data de disponibilidade.

No dia 06 de Março de 2019, Zuckerberg divulgou no Facebook várias mudanças que devem acontecer nos próximos anos. O foco é a “privacidade para redes sociais”. Veja o texto na integra aqui.

 

Marketing de Conversação

Provavelmente esse termo Marketing de Conversação ficará mais popular a partir de 2019. O Marketing de Conversação é a um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar a comunicação entre a sua empresa e os seus potenciais consumidores.

O Marketing de Conversação é a forma de unir todas as estratégias de marketing e oferecer um conteúdo que seja mais fluido, direcionado e orgânico. Publicações nas redes sociais, artigos em blog, ou mensagens trocada em chatbots devem ser elaboradas para oferecer uma experiência mais agradável, informativa e ágil para os potenciais consumidores (ou se preferir: leads).

Quando mais imposta for a comunicação, mais cara e menos eficiente será a mensagem. Quanto mais direcionada e personalizada for a comunicação, menos custosa e mais eficiente será a mensagem.

 

Instagram Stories, Facebook Stories, Messenger Day e Whatsapp Status

O Formato ficou conhecido no Snapchat (My Story), mas se popularizou no Instagram (Stories). Apesar de popular, o Instagram Stories ainda é uma ferramenta pouco explorada por empresas.

Este mesmo formato também é explorado nas outras plataformas do Facebook, sendo eles: Facebook Stories, Messenger Day e Whatsapp Status, todos eles com grande chance de ganhar força em 2019.

Para o público mais jovem o WhatsApp Status é uma ferramenta mais popular que o Instagram Stories, pois a sua exibição depende dos dois usuários (quem envia e quem visualiza) terem o número de telefone cadastrados na agenda do celular, o que deixa a mensagem segmentada.

Em novembro de 2018 o Instagram lançou a lista de “Melhores Amigos” o que possibilita selecionar quem visualizará a mensagem do Stories. Agora os usuários podem decidir se enviam para todos os seguidores ou para apenas quem está na lista de Melhores Amigos.

O que preciso saber para publicar no Stories?

O formato Stories é de um conteúdo rápido e interativo. Precisamos usar estes recursos para chamar a atenção em relação no meio de vários outros Stories. Quatro pontos são fundamentais para obter bons resultados usando Stories.

  • Manter uma Frequência publicação;
  • Ter um conteúdo interessante para os seguidores;
  • Interagir com os seguidores usando recursos de engajamento (enquetes, perguntas, Gifs, hashtags);
  • Conteúdo bem definido, diferenciado e complementar às outras mídias.

Usuários ativos diários do formato Stories em Redes Sociais em todo o Mundo

  1. Whatsapp Status – 450 Milhões de usuários diários (Maio/2018)
  2. Instagram Stories – 300 Milhões de usuários diários (Novembro/2017)
  3. Snapchat – 191 Milhões de usuários diários (Maio/2018)
  4. Facebook Stories – 150 Milhões de usuários diários (Maio/2019)
  5. Facebook Messenger Stories (Messenger Day) – 70 Milhões de usuários diários (Setembro/2017)

 

Stories do YouTube

Atento na tendência de vídeos curtos no formato Vertical, o YouTube lançou o Stories do YouTube, com exatamente o mesmo formato dos seus concorrentes.

Em 2017 o YouTube já estava testando o recurso com o nome YouTube Reels, mas em Novembro de 2018 O YouTube anunciou a nova ferramenta com o nome de Stories (Histórias no Brasil), que ainda é restrita para canais que possuam pelo menos 10 mil seguidores.

Entre os diferenciais do Stories do YouTube é que todos os vídeos podem receber comentários de quem visualiza os vídeos e também receber respostas dos produtores do Canal. Semelhante às perguntas do Instagram, porém disponível em todos stories publicados.

Outro diferencial é que os vídeos não possuem vida útil, podem ficar permanentemente em um acervo de Stories, ou ser excluído a qualquer momento.

Mais informações do Stories do YouTube aqui

Migração para Instagram

O Facebook continua sendo a rede social mais popular no Brasil, porém o crescimento de usuários no Instagram vem se mostrando consistente. É visível que após a criação do Instagram Stories, os usuários passaram a se dedicar mais tempo a essa rede social. Porém essa migração não vem apenas do Facebook, mas também de outras redes sociais como SnapChat, YouTube e Twitter.

O SnapChat praticamente virou um aplicativo de filtros para ser usado no Stories do Instagram. A preocupação do YouTube é tanta que eles até estão tentando incluir a ferramenta também na plataforma. E Sim! Os usuários do Twitter estão deixando a plataforma adorar o Stories do Instagram, pois uma imagem ou vídeo de 15 segundos valem mais do que 280 caracteres.

IGTV do Instagram

O IGTV é a plataforma do Instagram destinadas a vídeos que não são curtos o suficiente para ser publicado no Stories. O Usuário comum pode subir vídeos de até 10 minutos, enquanto os usuários verificados ou mais populares podem subir vídeos de duração de até 60 minutos.

O IGTV ainda não é popular, porém com o consumo de vídeos cada vez maior pelos smartphones, o IGTV deve ganhar cada vez mais adeptos.

 

Fim do acesso orgânico no Instagram e Facebook

Com mudanças constantes no Algoritmo do Facebook, os acessos orgânicos em página estão cada vez menores. A tendência deve se repetir para o ano de 2019, além disso o Instagram deve começar a reduzir também os acessos orgânicos, principalmente dos Perfis Comerciais.

Você pode ter pensado em uma em uma solução simples para redução de alcance orgânico no Instagram:

  • Voltar para o perfil comum.
  • Não mudar o perfil da sua empresa para Perfil Comercial.

Esta “solução” tem só um problema: O Instagram saberá identificar, cada vez melhor, o padrão de publicações feitas por uma pessoa e diferencia-lo das publicações feitas por uma empresa.

Já no Facebook, o ideal é criar publicações em formatos diferentes e analisar quais oferecem melhor resultado, de acordo com o objetivo esperado. Não fique preso apenas no vídeo por que a tendência é vídeo. Nem sempre o que oferece resultado para a maioria trará resultados pra você. Mas um ponto é fato, se não investir em impulsionamento você alcançará pouquíssimas pessoas, e a tendência é piorar.

Recursos de Publicação do Facebook

Em resumo, perfis de empresas que não patrocinarem (usar o recurso Promover) a publicação, terão o seu alcance cada dia menor, assim como são nas páginas do Facebook.

Lives e vídeos com datas de estreia

Os vídeos ao vivo continuaram em crescimento em 2019. Porém para quem não tem estrutura para transmitir um vídeo ao vivo, ou quer lançar um vídeo com data marcada, em agosto de 2018, o Facebook disponibilizou um novo recurso chamado “Estreia”.

Agora é possível criar uma data de estreia para este vídeo. No horário marcado o usuário poderá ter o engajamento e experiência semelhante ao vídeo ao vivo. A ideia da ferramenta Estreia é fazer do Facebook uma mídia cada vez mais próxima à Televisão.

Para fazer uso da função Estreia, basta escolher um vídeo do seu computador e carregar no Facebook, normalmente, mas ao invés de publicar basta escolher a função estreia.

 

Vídeos Curtos

Com o volume de conteúdo presente na Internet e a falta de tempo dos usuários, os vídeos curtos são as melhores opões para os próximos anos. É possível fazer vídeos de curta duração em diversos formatos e aplicativos:

  • Feed do Facebook
  • Feed Instagram
  • YouTube
  • Stories do YouTube
  • WhatsApp Status
  • Instagram Stories
  • Facebook Stories
  • Massenger Day

 

Social Commerce – Compras diretas pelas Redes Sociais

Comprar pelas redes sociais não é nenhuma novidade. Porém agora as redes sociais estão adaptando para ser um canal de vendas, não apenas de divulgação.

O que geralmente os pequenos empresários faziam é:

  1. Divulgar os produtos nas redes sociais e convidava a pessoa a entrar em contato. Este contato geralmente era por meio do Facebook Messenger, Whatsapp ou Instagram Direct Messenger.
  2. O cliente e o vendedor negociavam a forma de pagamento. Geralmente o Pagamento era por meio de Depósito em conta ou uma cobrança do PayPal, PagSeguro ou outro meio de pagamento.
  3. Em caso de Depósito em conta o cliente envia o comprovante do pagamento.
  4. O produto é enviado

O Facebook oferece um Marketing Place e integração com lojas virtuais, deixando a venda mais profissional e segura. abaixo seguem alguns recursos que devem ajudar no crescimento das vendas nas redes sociais em 2019.

Facebook Shop – Marcação de produtos no Instagram

Uma forte tendência para 2019 e que já começou em 2018 são as marcações de produtos no Instagram.

Para adicionar produtos em publicações e Stories no Instagram a sua conta deve estar aprovada para o recurso de compras no Instagram, só assim você conseguirá destacar os seus produtos em publicações no Feed e Stories.

Para conseguir a liberação do recurso seu Instagram deve ser Perfil comercial vinculado com uma página no Facebook que possuam um catálogo de produtos.

IG Shopping

No mesmo modelo do IGTV, a rumores que o Instagram está desenvolvendo um aplicativo destinados para compras. Atualmente já é possivel marcar os pordutos que você oferece nas fotos do Instagram.

Como disse, são apenas rumores, mas a criação de um aplicativo exclusivo para o comércio eletrônico permitiria que o Instagram ampliar as possibilidades de receita, além de organizar o conteúdo voltado para venda.

 

Compras online – Crescimento do Comércio Eletrônico (Digital Commerce)

As compras do cotidiano, em diversos segmentos, podem ter uma etapa ou ser completamente realizada no meio digital. O Comércio eletrônico (e-Commerce) está em crescimento constante ano após anos. Mesmo em períodos de crise as vendas pela internet não tiveram redução.

Faturamento - Comércio Eletrônico Ebit

 

As compras pela Internet geralmente possuem um tíquete médio elevado, pois a compra deve compensar o tempo de espera e o custo do frete. Para ampliar o tíquete médio as empresas estão investindo em estratégias de frete grátis nas vendas acima do tíquete médio, desconto à vista (débito, boleto ou depósito em conta corrente) e descontos progressivos.

 

Evolucao do tiquete médio

Este cenário mostra que o comércio eletrônico já deixou de ser uma tendência, é uma realidade. Os milênios, que são todos os nascidos o ano de 2000, passarão a ser consumidores cada vez mais ativos, pois estão começando a se ingressar no mercado de trabalho.

 

Estimativa de crescimento de faturamento

Compras para datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal estão com cada vez maio adesão na Internet. A venda online permite também o consumidor ter acesso a produtos e serviços que não teria disponibilidade fácil por outros meios.

 

Estimativa de volume de pedidos no comércio eletrônico

 

 

SEO Local

A Otimização de empresas locais em mecanismos de busca é uma tendência para as micro e pequenas empresas. Estas precisam se destacar em  relação às grandes empresas e franquias e o Google oferece esta oportunidade.

Por meio do Google Meu Negócio, o Google oferece cada dia mais ferramentas para divulgar a sua empresa. Tanto na busca do Google, quanto no Google Maps.

Entre os principais recursos estão:

  • Horário de Funcionamento
  • Endereço
  • Telefone
  • Descrição da empresa
  • Publicações
  • Comentários
  • Perguntas e respostas
  • Perguntas Rápidas
  • Fotos
  • Vídeos

AEO:  Answer Engine Optimization

Uma grande tendência do Marketing em 2019 e para os próximos anos será o AEO – Answer Engine Optimization (Otimização por Mecanismo de Resposta). O Objetivo do AOE é atender as demandas do crescimento dos mecanismos de busca por voz.

Entre as principais perguntas realizadas por voz são iniciadas com:

  • Como
  • Onde
  • Quando
  • O que
  • Quem

A discussão sobre a otimização para mecanismos de busca por voz passou a se intensificar no início de 2018 e promete ser mais frequente nos próximos anos.

 

Google Shopping no Google Imagens

Em muitas situações de compras, quando estamos realizando uma pesquisa por um determinado produto, pesquisamos a imagem deste produto no Google Imagens. Agora além de visualizar o produto será possível compra-lo.

Desde 2016 o Google vem testando a apresentação anúncios do Google Shopping no Google Imagens. Porém notamos em 2018 que mais resultados do Google Imagens estão apresentando produtos do Google Shopping. Em 2019, cada vez mais lojas deverão apostar neste formato de anúncio.

 

Mobile First – Tempo de Carregamento de Site

A cada ano que passa os acessos nos sites por meio de dispositivos móveis (celular e smartphones) estão maiores. Porém a qualidade e o custo da Internet 4G, que é cobrado geralmente por uso de dados, faz com que o usuário tenha alta rejeição com sites que demoram a carregar. Afinal, sites que demoram a carregar usam mais dados do plano de Internet.

Se você pretende vender por meio de um comércio eletrônico é preciso que você redobre o seu cuidado com o tempo de carregamento do site, além de oferecer um layout compatível com o dispositivo usado.

Em julho de 2018 o Google lançou uma atualização em seu algoritmo que prioriza sites mais rápidos, em dispositivos móveis. O tempo de carregamento possa ser um fator importante para SEO.

Em resumo, se você tem um site institucional ou uma loja virtual que não possui design responsivo e carregamento rápido, principalmente em dispositivos móveis, você estará perdendo cada vez mais clientes.

 

Marketing de Conteúdo ainda mais forte

A Combinação de mídias pagas, publicações frequentes em blog e divulgação nas redes sociais são algumas opções que podem impulsionar ainda mais os resultados do Marketing Digital.

A Rock Content criou um relatório de tendências de marketing de conteúdo de 2018. Neste relatório, chamado  Content Trends 2018, foi realizada uma entrevista perguntando o nível de eficiência das redes sociais nas estratégias de Marketing de Conteúdo. Em uma escala de Muito ou Pouco eficaz, o Instagram passou a ser a rede social favorita das empresas, passando o Facebook. Já a terceira posição ficou para o Slideshare, rede social ainda pouco explorada por pequenas empresas. O Ranking de eficiência segundo os entrevistados na pesquisa ficou da seguinte forma:

  1.  Instagram
  2.  Facebook
  3.  Slideshare
  4.  LinkedIn
  5.  YouTube
  6.  Pinterest
  7.  Snapchat
  8.  Google+
  9.  Twitter

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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