Como fazer uma avaliação do Marketing Digital da sua empresa – Raio X do Marketing Digital
Você conhece a ferramenta Raio X do Marketing Digital? Neste artigo vamos apresentar esta solução de diagnóstico do marketing para sua empresa.
Diagnóstico de Marketing
Primeiramente, vamos começar com um problema comum no marketing digital. “Estou realizando campanhas com anúncios no Google e no Facebook, mas não estou vendo os resultados“. Se você está se identificando com este problema, fique tranquilo, vamos apresentar aqui a solução!
O processo de diagnóstico de marketing digital é semelhante a um diagnóstico médico. Você analisará diversos fatores para identifica um problema. No caso de um médico o diagnóstico pode ser por meio de:
- Perguntas ao paciente para identificação de sintomas;
- Testes físicos;
- Análise da pressão,
- Exames de imagens;
- Exames laboratoriais.
O médico irá pegar estas informações e receitar um tipo de tratamento para combater os problemas identificados por meio dos sintomas e resultados dos exames.
Agora se você trocar o médico por um consultor de marketing e os exames por dados e informações sobre o marketing digital da sua empresa, nós temos o diagnóstico de marketing digital. O que poderíamos chamar de “exame do marketing digital” é o nosso Raio X do Marketing Digital, uma ferramenta que possibilita identificar e apontar melhorias nas ações de marketing da sua empresa.
O que é o Raio X do Marketing Digital?
O Raio X do Marketing Digital é uma ferramenta de análise que auxilia no diagnóstico e avaliação das estratégias adotadas pela sua empresa na área de marketing. Esta ferramenta foi desenvolvida pela empresa Brasileira chamada Resultados Digitais, que possui a mais completa ferramenta de automação de marketing digital da América Latina, chamada RD Station.
Por meio de algumas perguntas de múltipla escolha o algoritmo da ferramenta Raio X do Marketing Digital vai identificando quais são os pontos fortes e os pontos de melhorias que sua empresa deve adotar. No final do questionário é informado uma pontuação, que serve como referência do nível de maturidade da sua empresa na área de marketing digital.
Por que realizar o diagnóstico de marketing digital com a ferramenta Raio X do Marketing Digital
A ferramenta Raio X do Marketing Digital possibilita que sua empresa descubra como é a percepção da sua empresa pelo seu público consumidor. O relatório gerado oferece dados importantes para a criação e ajuste do planejamento de marketing do seu negócio. É neste relatório que serão destacados os pontos de melhoria que sua empresa.
Marketing com planejamento é a chave da sustentabilidade da sua empresa
É comum que empresários buscarem soluções de marketing para resolver problemas pontuais de venda em seu negócio, achando que apenas a criação de anúncios no Facebook e Instagram resolverão os seus problemas, de forma ágil, eficaz e baixíssimo orçamento.
A primeira frustração geralmente acontece quando o empresário tenta, por conta própria e sem conhecimento, criar os anúncios no Facebook ou Google. O baixo resultado, ou até nenhum, faz com que o empresário entenda que esta ferramenta não funciona. O empresário então passa culpar a ferramenta dizendo que ela não dá resultado.
Um empresário com planejamento já tem em mente, e no papel, quais são as metas que ele deseja alcançar, como:
- Perfil de cliente ideal (Persona).
- Retorno sobre o investimento esperado
- Estratégia de produção de conteúdo
- Plano de ação de quais mídias
É neste momento em que um diagnóstico de Marketing Digital, bem realizado, faz toda a diferença.
Como realizar a avaliação da minha empresa com Raio X do Marketing Digital?
O Raio X do Marketing Digital é uma ferramenta totalmente gratuita, que pode ser acessada neste link. A seguir vamos explicar como funciona o Raio X do Marketing Digital.
Inicialmente você responderá um formulário simples com informações pessoais e da sua empresa, para que a gente possa manter contato após a realização do diagnóstico de sua empresa.
Em seguida, você será enviado para a ferramenta Raio X do Marketing Digital. Nela terá o campo “Email da agência” já preenchido e os seguintes campos para que você preencher:
Site da empresa:
Este campo é obrigatório, você deve colocar o endereço do site da sua empresa, por exemplo www.shapeweb.com.br, pois a maior parte das estratégias de marketing digital envolvem a interação e integração das ações de marketing com o seu site.
Email profissional do Lead:
Neste campo você preencherá com o seu e-mail que você utiliza para uso exclusivo profissional. Nele você receberá um PDF com o diagnóstico completo da sua empresa.
Site dos concorrentes:
Este campo não é obrigatório, mas por meio desta informação será criado um comparativo entre as ações que você realiza hoje em relação às ações realizadas pelos seus concorrentes. Para que o diagnóstico seja mais preciso é importante responder este campo.
Realizando o diagnóstico com Raio X do Marketing Digital
Em seguida é só clicar no botão “Começar” e responder as perguntas. Inicialmente serão feitas perguntas sobre o seu site, como palavras-chave do qual você julgue importantes para o seu negócio ser encontrado no Google.
Em seguida serão os perfis da sua empresa. Estas são informações de redes sociais como endereços de conta no Twitter, Facebook, blog.
Os passos seguintes são todas perguntas de múltipla escolha. Em sua maioria serão respondidas com: “Sim”, “Não” e “Não Responder Agora”. Caso você não queira ou não tenha certeza de uma informação sempre marque “Não Responder Agora” para não interferir no resultado do seu diagnóstico.
As questões serão divididas nas seguintes categorias: Planejamento, Atração, Conversão, Relacionamento, Vendas e Análise. Isso por que o seu relatório também será dividido desta mesma maneira.
Consultoria e assessoria em Marketing Digital
Espero que você tenha gostado deste artigo! Alias, caso precise de um diagnóstico mais aprofundado, ou de uma empresa para gerenciar o marketing digital de sua empresa, conte com a Shape Web! Estamos desde 2008 trabalhando para oferecer as melhores soluções digitais para empresas, como:
- Desenvolvimento de sites;
- Sistemas personalizados;
- Gerenciamento de marketing digital;
- Automação de Marketing;
- Inbound Marketing;
- SEO – Otimização para Mecanismos de Busca;
- Anúncios no Google ADS e Facebook ADS;
- Logo e Identidade Visual.
Já atendemos empresas de diversos Estados do Brasil, além de países como França, Canadá e Paraguai. Entre em contato conosco: https://www.shapeweb.com.br/fale-conosco e fale com um de nossos consultores. Ficaremos no aguardo do seu contato!
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: Conversão, Facebook, Marketing Digital, novidades, Raio X do Marketing Digital, socialmedia