Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing
Publicado por em março 24, 2016 2 comentários

Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing

Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing

Deseja criar anúncios assertivos em suas campanhas de marketing digital? Então confira os exemplos práticos de que criamos para criar um perfil, público-alvo ou persona no vídeo e texto abaixo.

Mas vamos continuar na situação de dono de uma padaria do post Importância do Planejamento de Palavras-Chave para o Marketing Digital, você vende bomba na sua padaria, no caso o pão recheado com doce de leite e coberto por chocolate, como anunciar o seu produto?

Para realizar uma campanha de marketing digital é preciso responder algumas perguntas básicas, porém muito importantes para a assertividade das suas estratégias, e, fundamentais para alcançar o seu objetivo do seu negócio:

O que estou vendendo?

Um mesmo produto você pode vender de formas diferentes, cores, sabores, tamanhos diferenciados. Defina com precisão o que é o produto.

Exemplo: Mini bombas de doce de leite cobertos por chocolate e granulado.

Pra quem eu vou vender?

É preciso identificar quem você precisa convencer de que o seu produto é o ideal, o consumidor final, o influenciador, ou o decisor da compra.

Exemplo: Você irá vender para eventos sob encomenda, o consumidores finais não interferirão no processo de compra, mas se for vender uma unidade para o consumidor final, este será o consumidor a ser convencido.

Quando irei vender?

O foco de vendas pode ser diária, de segunda à sexta, no horário comercial ou apenas em sazonalidades, eventos ou finais de semana.

Exemplo: O maior fluxo de vendas pode ser no início da manhã, quando as pessoas passam na padaria para comprar os itens do café da amanhã ou final da tarde quando as pessoas geralmente saem do trabalho e escola e vão a padaria comprar o lanche da noite.

Aonde o consumidor irá comprar?

O consumidor não necessariamente precisa ir até o estabelecimento para realizar a compra.

Exemplo: Em padarias, compras por encomendas geralmente são realizadas por meio de pedidos por telefone, já os consumidores por impulso consomem quando visitam o estabelecimento e veem o produto exposto.

Como o consumidor ira comprar?

O consumidor pode pagar a sua compra de diversas formas diferentes como em dinheiro, cartões de crédito, cartões de débito, débito em conta, boleto bancário.

Exemplo: Em bairros e cidades pequenas as pessoas costumam conhecer todos da região e com isso oferecem o pagamento por meio de caderneta ou também conhecida como compra fiado.

Por que o consumidor irá comprar?

São diversas razões de um consumidor escolher o seu estabelecimento, é preciso identificar qual é o principal motivo, como: menor preço, proximidade, comodidade, produtos diferenciados, facilidade de pagamento, melhor qualidade, melhor custo/benefício.

Exemplo: A padaria pode não ter o preço menor do que o do supermercado, mas o produto é fresquinho e fica no caminho do trabalho para casa.

Perfil do cliente

Com todas as respostas é possível criar o perfil do cliente, a partir deste perfil você irá segmentar os anúncios por meio de:

  • Palavras-chave
  • Localização geográfica
  • Idade
  • Data e Horário
  • Gênero
  • Interesse
  • Canal
  • Idioma
  • Atuação profissional
  • Comportamento

Vamos definir um público-alvo de um consumidor da padaria:

Homens ou mulheres, geralmente jovens entre 20 à 30 anos, que passam pela padaria no caminho de casa frequentemente para comprar itens para o café da manhã ou lanche após do trabalho ou antes da faculdade, de classe econômica B e C que também compram produtos para sua satisfação e realização como doces, bolos e tortas.

Neste parágrafo foram definidas as principais características do consumidor, o que em marketing chamamos de persona, perfil ou público-alvo.

O que estou vendendo?

Bomba de doce de leite coberta por chocolate (Doce)

Pra quem eu vou vender?

Jovens trabalhadores no caminho de casa e universitários a caminho da faculdade

Quando irei vender?

De segunda a sexta, no início da manhã ou final de tarde

Aonde o consumidor irá comprar?

Direto na padaria

Como o consumidor ira comprar?

Cartões de crédito, débito e dinheiro ou, em casos excepcionais, até fiado para clientes fiéis.

Por que o consumidor irá comprar?

Por realização pessoal, pois ele acabou de enfrentar um dia de trabalho ou terá que enfrentar mais um dia na faculdade e por isso ele merece um doce fresquinho, feito com muito amor e capricho.

Conclusão

Sabendo quem vamos comunicar poderemos direcionar a comunicação para este público-alvo, oferecendo a solução para o público correto, de forma mais eficaz e com o menor custo possível.

Lembrando que uma mesma empresa pode trabalhar com diversos públicos diferentes. O ideal é criar campanhas diferentes voltados para públicos diferentes com orçamentos diferentes, afinal cada público tem um grau de importância para o negócio, clientes mais frequentes com o tíquete médio mais elevados merecem uma atenção e investimento maiores também.

Gostou do post e do nosso post, ficou com alguma dúvida sobre como definir o seu público-alvo? Deixe seu comentário aqui, ou entre em contato conosco no site http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/. Conheça também nossos serviços no http://www.shapeweb.com.br/servicos/

Até a próxima

Artigos Relacionados

AIDA – Como criar conteúdo para Redes Sociais que ajudem a vende... Saber desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma parte importante na estratégia de marketing digital. Mas você sabia que existe um tipo de conteúdo diferente para cada etapa do processo de compr...
O que é Geração de Leads – Qual é a importância dos leads para o... Lead é uma expressão em inglês que significa “conduzir”, no marketing a ideia do lead é a mesma, conduzir clientes em potencial até a minha empresa, mas como faço para atrair as pessoas até a minha em...
Como Ocultar visualização dos seus Stories para algumas pessoas Ocultar visualização dos Stories pode ser uma função muito útil para o seu instagram. Afinal é possível que você não queira compartilhar seus Stories com algumas pessoas específicas, mas também não qu...
Importância de um site estratégico para o Marketing Digital Um site estratégico, bem feito e acessível em dispositivos móveis passa credibilidade para sua marca e empresa. O site institucional mostra seriedade, comprometimento e profissionalismo. Se você po...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , ,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *