Como Fazer Inbound Marketing - Funil de Vendas
Publicado por em maio 19, 2016 Deixe um comentário

Inbound Marketing – Atração de clientes por meio do Marketing de Conteúdo

O que é Inbound Marketing? Em uma tradução literal ficaria algo como “Marketing de entrada” ou “marketing de atração”. Este é um conjunto de estratégia, menos invasiva, que permite o contato com a marca ou empresa iniciado pelo próprio consumidor, ou seja, o consumidor toma a atitude de entrar em contato para solicitar mais informações, manter-se atualizado sobre a empresa ou solicitar um orçamento.

As estratégias de Inbound Marketing estão ligadas a geração de conteúdo para gerar relacionamento e atrair clientes em potencial, também conhecido como Leads. Após conseguir a atenção do cliente e um nível de engajamento avançado, as ofertas são oferecidas, sempre com a permissão do potencial cliente.

A importância do Relacionamento para o Marketing digital

Vamos usar como exemplo a Maria, uma jovem empreendedora que diariamente checa seus e-mails, assim que chega em seu trabalho, ela visualiza as mensagens recebidas e identifica uma oferta de um serviço, porém Maria não conhece a empresa e nunca se relacionou antes com suas redes sociais e seu site oficial e o que mais lhe impressiona é que ela não faz ideia de como essa empresa conseguiu seu endereço de e-mail.

Nesta situação, qual será a reação de Maria ao receber um e-mail desta empresa? O mais provável é que ela ignore o seu e-mail ou indique-o para SPAM para nunca mais receber os seus e-mails.

Agora vamos apresentar outra situação, pelo caminho do Inbound Marketing. A sua empresa criou um artigo explicativo explicando as vantagens de um determinado assunto, esse artigo foi publicado nas redes sociais, um amigo de Maria acho interessante e comentou na publicação no Facebook mencionando o dela.  Maria sente-se atraída pelo título e lê o artigo, do qual ela achou bem interessante, assim Maria decide assinar a newsletter do site para receber outros artigos como estes sempre que forem lançados.

Notou a diferença? Perceba que a iniciativa do início do relacionamento partiu do potencial cliente e não da empresa. Um ponto importante é lembrar que além das redes sociais é possível fazer uso de técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) para que o seu artigo fique acessível em resultados de buscas no Google, Yahoo e Bing.

Agora, o mais provável é que sempre que você enviar um e-mail ela abra, pois acredita que sua empresa irá oferecer algo relevante, podendo ser novos artigos, serviços ou produtos.

04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing

Para realizar a Inbound Marketing é necessário apresentar sua empresa, começar um relacionamento, conquistar a confiança e convencer que sua empresa é a melhor solução para aquisição de um produto ou serviço.

Todo o processo precisa ser vantajoso tanto para o lado do cliente, quanto para o lado da empresa. É normal que existam pessoas que não se identifiquem com os serviços de sua empresa no decorrer do processo, por isso que se chama funil de vendas.

A seguir vamos detalhar os 04 passos do funil de vendas no Inbound Marketing: Atração, Conversão, Aproximação e Encantamento.

Atração

Como é que vamos criar um relacionamento verdadeiro com uma pessoa que nem conhece a nossa marca? O primeiro passo então é fazer com que meus potenciais clientes conheçam a minha empresa.

A melhor forma de apresentar-se é oferecendo algo relevante ao seu potencial cliente, um ato de gentileza. Sua empresa pode se apresentar de várias formas:

  • Crie um blog e publique conteúdo regularmente
  • Ofereça um e-book
  • Crie vídeos
  • Permaneça ativo em redes sociais
  • Planeje o uso de palavras-chaves para ser apresentado nas pesquisas do Google (SEO)
  • Deixe a página de destino dos seus produtos, ou serviços, atrativa para os seus potenciais clientes.

Conversão

Você já apresentou a sua empresa, agora chegou o momento de você permitir que o relacionamento tenha início, você precisa oferecer a oportunidade de receber mais conteúdos, ou realizar um comentário, dar uma dica ou sugestão, em troca, a empresa receberá do potencial cliente o e-mail de contato, que podem ser coletados por meio de:

  • Formulário de Contato
  • Chamada Telefônica
  • Comentário em Blogs
  • Conversa em Chat
  • Cadastro em newsletter

Aproximação

A pessoa que inicialmente era desconhecida já começou a ter uma empatia com a empresa e depositou um voto de confiança quando ofereceu o seu e-mail para receber mais conteúdos de sua empresa, então ofereça mais conteúdos. Conteúdos de qualidade e relevante.

  • Envie e-mail Informativo
  • Disponibilize Vídeos Complementares
  • Crie Artigos Relacionados
  • Responda Mensagens Diretas nas Redes Sociais
  • Agende Reuniões

Encantamento

É o momento em que o cliente potencial transforma-se em um cliente efetivo. Você convence que você é referência e a melhor opção. Agora é convencer o seu cliente que ele deve continuar consumindo na sua empresa e também convencer outras pessoas a consumirem na sua empresa.

  • Cupons de Desconto
  • Programa de Fidelização
  • Realização de Eventos
  • E-mail Promocional

Conclusão

Inbound Marketing é uma forma sustentável de realizar vendas e deve ser usada como uma ação constante dentro da empresa. O objetivo é fazem com que sempre mais pessoas passem pelo funil de vendas e passem a ser clientes e divulgadores da empresa.

Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre Inbound Marketing, ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco pelo http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/ ou deixe o seu comentário no final deste post.

Até o próxima publicação!

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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