
Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing
Deseja criar anúncios assertivos em suas campanhas de marketing digital? Então confira os exemplos práticos de que criamos para criar um perfil, público-alvo ou persona no vídeo e texto abaixo.
Mas vamos continuar na situação de dono de uma padaria do post Importância do Planejamento de Palavras-Chave para o Marketing Digital, você vende bomba na sua padaria, no caso o pão recheado com doce de leite e coberto por chocolate, como anunciar o seu produto?
Para realizar uma campanha de marketing digital é preciso responder algumas perguntas básicas, porém muito importantes para a assertividade das suas estratégias, e, fundamentais para alcançar o seu objetivo do seu negócio:
O que estou vendendo?
Um mesmo produto você pode vender de formas diferentes, cores, sabores, tamanhos diferenciados. Defina com precisão o que é o produto.
Exemplo: Mini bombas de doce de leite cobertos por chocolate e granulado.
Pra quem eu vou vender?
É preciso identificar quem você precisa convencer de que o seu produto é o ideal, o consumidor final, o influenciador, ou o decisor da compra.
Exemplo: Você irá vender para eventos sob encomenda, o consumidores finais não interferirão no processo de compra, mas se for vender uma unidade para o consumidor final, este será o consumidor a ser convencido.
Quando irei vender?
O foco de vendas pode ser diária, de segunda à sexta, no horário comercial ou apenas em sazonalidades, eventos ou finais de semana.
Exemplo: O maior fluxo de vendas pode ser no início da manhã, quando as pessoas passam na padaria para comprar os itens do café da amanhã ou final da tarde quando as pessoas geralmente saem do trabalho e escola e vão a padaria comprar o lanche da noite.
Aonde o consumidor irá comprar?
O consumidor não necessariamente precisa ir até o estabelecimento para realizar a compra.
Exemplo: Em padarias, compras por encomendas geralmente são realizadas por meio de pedidos por telefone, já os consumidores por impulso consomem quando visitam o estabelecimento e veem o produto exposto.
Como o consumidor ira comprar?
O consumidor pode pagar a sua compra de diversas formas diferentes como em dinheiro, cartões de crédito, cartões de débito, débito em conta, boleto bancário.
Exemplo: Em bairros e cidades pequenas as pessoas costumam conhecer todos da região e com isso oferecem o pagamento por meio de caderneta ou também conhecida como compra fiado.
Por que o consumidor irá comprar?
São diversas razões de um consumidor escolher o seu estabelecimento, é preciso identificar qual é o principal motivo, como: menor preço, proximidade, comodidade, produtos diferenciados, facilidade de pagamento, melhor qualidade, melhor custo/benefício.
Exemplo: A padaria pode não ter o preço menor do que o do supermercado, mas o produto é fresquinho e fica no caminho do trabalho para casa.
Perfil do cliente
Com todas as respostas é possível criar o perfil do cliente, a partir deste perfil você irá segmentar os anúncios por meio de:
- Palavras-chave
- Localização geográfica
- Idade
- Data e Horário
- Gênero
- Interesse
- Canal
- Idioma
- Atuação profissional
- Comportamento
Vamos definir um público-alvo de um consumidor da padaria:
Homens ou mulheres, geralmente jovens entre 20 à 30 anos, que passam pela padaria no caminho de casa frequentemente para comprar itens para o café da manhã ou lanche após do trabalho ou antes da faculdade, de classe econômica B e C que também compram produtos para sua satisfação e realização como doces, bolos e tortas.
Neste parágrafo foram definidas as principais características do consumidor, o que em marketing chamamos de persona, perfil ou público-alvo.
O que estou vendendo?
Bomba de doce de leite coberta por chocolate (Doce)
Pra quem eu vou vender?
Jovens trabalhadores no caminho de casa e universitários a caminho da faculdade
Quando irei vender?
De segunda a sexta, no início da manhã ou final de tarde
Aonde o consumidor irá comprar?
Direto na padaria
Como o consumidor ira comprar?
Cartões de crédito, débito e dinheiro ou, em casos excepcionais, até fiado para clientes fiéis.
Por que o consumidor irá comprar?
Por realização pessoal, pois ele acabou de enfrentar um dia de trabalho ou terá que enfrentar mais um dia na faculdade e por isso ele merece um doce fresquinho, feito com muito amor e capricho.
Conclusão
Sabendo quem vamos comunicar poderemos direcionar a comunicação para este público-alvo, oferecendo a solução para o público correto, de forma mais eficaz e com o menor custo possível.
Lembrando que uma mesma empresa pode trabalhar com diversos públicos diferentes. O ideal é criar campanhas diferentes voltados para públicos diferentes com orçamentos diferentes, afinal cada público tem um grau de importância para o negócio, clientes mais frequentes com o tíquete médio mais elevados merecem uma atenção e investimento maiores também.
Gostou do post e do nosso post, ficou com alguma dúvida sobre como definir o seu público-alvo? Deixe seu comentário aqui, ou entre em contato conosco no site http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/. Conheça também nossos serviços no http://www.shapeweb.com.br/servicos/
Até a próxima
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: dicas, Ferramentas SEO, Marketing Digital, persona
2 Comentários
Olá,
Tenho alguns canais digitais, e gostaria de mapear características deste público que já é cliente. Como exemplificação, tenho como cliente empresa X, e a empresa X comunica-se comigo através de alguns canais, minha necessidade é encontrar quem da empresa X (back office, gerente, tomador de decisão, etc. ) acessa meus canais e quais canais. Como procedo? Vocês caminham sobre este cenário? Obrigado.
Olá Gustavo,
O que você pode fazer é oferecer conteúdos restritos de interesse da pessoa do qual você deseja atingir. Assim você conseguiria iniciar um relacionamento com esse grupo de pessoa. Oriento você a ler nosso texto sobre Inbound marketing: http://www.shapeweb.com.br/blog/2016/05/19/inbound-marketing-atracao-de-clientes-por-meio-do-marketing-de-conteudo/
Espero ter ajudado.