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Publicado por em junho 30, 2020 Deixe um comentário

Marketing para Empresas de Serviço – 10 dicas de como atrair novos clientes para sua empresa de serviços

Nós da equipe da Shape Web elaboramos 10 dicas de como atrair novos clientes através de estratégias de marketing que podem ser aplicadas no dia a dia em empresas de serviço.

Confira essas dicas e amplie os resultados de venda, aquisição de clientes e lucratividade na sua empresa.

O que você irá encontrar neste material:

1-     Apresente seus diferenciais.

2-     O cliente espera de resultado?

3-     Soluções para os clientes de forma clara e objetiva

4-     Soluções customizadas

5-     Seja a primeira opção para os seus clientes

6-     Invista em Marketing Digital

7-     Analise os resultados de marketing e vendas

8-     Crie uma persona para sua empresa

9-     Funil de vendas

10-   Faça uma análise de SWOT 

Por que escolher a Shape Web para gerenciar o marketing de sua empresa de serviços? 

1-              Apresente seus diferenciais

Marketing para Empresas de serviço - Apresente seus diferenciais

Se você oferece mais do mesmo, o cliente só vai se preocupar com uma coisa, o preço. O preço do seu produto deve ser a última preocupação. O importante é o cliente entender que o que você oferece, só você tem.

Verifique em seu serviço o que você oferece de diferente de seus concorrentes.  Entre alguns diferenciais, pode ser:

  • Atendimento 24 horas pelo Whatsapp
  • Visita técnica gratuita
  • Loja no Shopping X
  • 3 lojas na Cidade
  • Serviço certificado ou autorizado por Marca X
  • Garantia de peças de até um ano
  • Serviço 100% realizado no domicílio
  • Trabalhamos apenas com peças originais
  • Serviço realizado e entregue no mesmo dia
  • Entrega gratuita na região (Raio de 5km)
  • Pagamentos no cartão de crédito em até 3x sem juros

Não necessariamente seu modelo de negócio disponibilizará todas essas vantagens e nem mesmo precisam ser essas as vantagens, o importante é que você consiga identifica-las e deixa-las evidentes para os seus potenciais clientes.

2-              O cliente espera de resultado?

Marketing para Empresas de serviço - O cliente espera de resultado

O seu cliente sempre comprará o seu serviço esperando um resultado, mas será que você entrega o resultado atendendo as expectativas de seus clientes? Uma ótima forma de saber é colocando-se no lugar do cliente. Veja como você gostaria de ser atendido no caso de precisar de seu próprio serviço.

  • Exemplo 1:

A sua geladeira acabou de estragar, e você acabou de comprar vários produtos que estão no congelador.

Espero encontrar uma empresa que me atenda rápido suficiente para não deixar os produtos que estão no congelador estragar.

  • Exemplo 2:

Identifiquei o aparecimento de baratas em minha residência, mas tenho crianças e animais de estimação em casa.  

Procurarei uma empresa que use produtos seguros para saúde das crianças e animais de estimação que residem comigo.

  • Exemplo 3:

Faço atividade física regularmente, mas nas últimas semanas comecei a sentir dores no joelho.

Buscarei um profissional que seja especializado em atletas e que possa me oferecer um tratamento médio menos invasivo possível.

3-              Comunique-se de forma clara e objetiva

Marketing para Empresas de serviço - Comunique-se de forma clara e objetiva

Deixe bem clara as informações para os seus clientes, ou seja, não omita nenhuma informação! É muito comum ver empresas colocando letras miúdas para esconder pagamento de taxas ou limitação de serviço.

A falta de clareza pode fazer com que uma pessoa adquira o seu serviço por engano e fique frustrado e espalhe esta má experiência para diversas outras pessoas, que poderiam seus potenciais clientes.

Deixe evidente o motivo para o qual as pessoas devem contratar o seu serviço. O serviço oferecido pela sua empresa pode ter vários benefícios, mas organize os destaques de acordo com o nível de importância que o seu cliente identifica em seu serviço.

Se a sua empresa possui diversos diferenciais, identifique aqueles que fazem maior diferença para a decisão de compra. Quando queremos destacar tudo, o que fazemos é não criar destaque.

4-              Soluções customizadas

Marketing para Empresas de serviço - Soluções Customizadas

O importante é resolver o problema e deixar o cliente satisfeito. Se o seu cliente espera algo mais de seu serviço, ofereça esse algo a mais, nem que você tenha que passar um custo a mais. Lembre-se, de deixar claro que serviços adicionais possuem custos adicionais.

Mas se esse algo a mais que o cliente solicita é muito fora da área de atuação da sua empresa? Bom, neste caso, se o pedido for recorrente é melhor você buscar uma parceria.

Exemplo:

Você tralha com móveis planejados e recebe constantemente solicitações de orçamentos de projetos que incluam iluminação interna. Porém você não trabalha com projetos elétricos.

A melhor estratégia neste caso trabalhar com parceria. Ou seja, em seu orçamento, você une o custo do seu projeto ao projeto de um parceiro seu que trabalha com projetos de iluminação.

O cliente quer uma solução por inteiro. Dizer pra ele que você só faz uma coisa vai fazer com que ele busque outras empresas que ofereçam o serviço completo.

5-              Seja a primeira opção para os seus clientes

Marketing para Empresas de serviço - Seja a primeira opção de seus clientes

Quando pesquisamos no Google, geralmente clicamos nos primeiros resultados. Quando vamos indicar uma empresa, geralmente indicamos a líder de mercado.

A estratégia de marketing deve fazer com que o seu cliente lembre primeiro da sua empresa ou encontre você primeiro quando procurar.

Duas estratégias podem ser utilizadas em conjunto, uma de longo prazo e outa de curto e médio prazo. São elas:

SEO: A estratégia de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Geralmente focada nas duas principais ferramentas de busca Google e YouTube. A estratégia consiste em ficar posicionado nas primeiras posições em termos relevantes para o seu negócio apenas com conteúdo orgânico, ou seja, sem a necessidade de realizar pagamentos de anúncio. O ideal é que a estratégia seja planejada para que você seja encontrado em buscas realizadas em todas as etapas do seu funil de vendas.

Links Patrocinados: Criação de anúncios pagos em ferramentas de busca como Google ADS e Bing ADS. Neste caso é realizada a aquisição de palavras-chaves por meio de leilão. A definição de qual anúncio aparecerá primeiro será o resultado do cálculo Lance de CPC Máximo x Índice de Qualidade.

CPC Máximo é o máximo que você permite que o Google cobre de você para aparecer na pesquisa do Google.

Índice de Qualidade é formado por três fatores:

  • CTR (Taxa de cliques)
  • Relevância dos Anúncios
  • Qualidade da Página de Destino

Mais detalhes sobre Como funciona a classificação dos anúncios no Google ADS, acesse o nosso artigo: https://www.shapeweb.com.br/blog/2016/07/14/adrank-google-adwords-classificacao-de-anuncios/

6-              Invista em Marketing Digital

Marketing para Empresas de serviço - Invista em marketing digital

Dentro do marketing digital você terá diversas ferramentas e estratégias que irão ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.

Site: A criação de sites é fundamental para a credibilidade da sua empresa. É por meio do site da empresa que os clientes costumam confirmar os canais de comunicação oficiais da empresa como: Telefone, Whatsapp, endereço e redes sociais.

É por meio do site que você deve divulgar todas as informações e detalhes sobre sua empresa e seus serviços. As redes sociais são importantes, mas a qualquer momento elas podem deixar de existir ou mudar as suas regras, então não seja dependente das redes sociais, crie um espaço que sempre será da sua empresa, crie um site.

Landing Pages:

As landing pages são páginas focadas a atender uma necessidade em uma das etapas do funil de vendas.

Redes sociais:

Mantenha o relacionamento com os seus clientes, tire suas dúvidas de forma ágil e apresente as soluções da sua empresa por meio das necessidades que o seu cliente possui.

Links patrocinados:

Aparecer entre os primeiros resultados do Google, por meio de anúncios, para o termo de busca certo é fundamental para aquisição de novos clientes.

Mídia Programática:

Já teve a experiência de pesquisar sobre um serviço e depois encontrar anúncios relacionados em sites, redes sociais e aplicativos? Esse é o papel da mídia programática, apresentar a anúncio certo, no momento certo para a pessoa certa.

Blog:

Os consumidores sempre estão em busca de mais informações, seja sobre a sua empresa ou de assuntos que envolvem o seu negócio. O blog é um canal fundamental para mostrar para seus clientes que sua empresa está atualizada no mercado em que atua e que oferece as melhores soluções para quem adquire o serviço.

SEO e Copywriting:

SEO (sigla em inglês para otimização para mecanismo de busca) e Copywriting (técnica de redação publicitária persuasiva) em conjunto são de extrema importância para atrair e convencer um cliente que o seu serviço é o que realmente o consumidor precisa.

Estas técnicas podem ser utilizadas em todas as estratégias e ações de marketing da sua empresa, como blog, redes sociais, anúncios, vídeos, landing pages ou e-mail marketing.

e-mail Marketing:

Quem ainda usa e-mail? Muita gente! Apesar de agora usarmos outros meios de comunicação mais ágeis como Whatsapp e redes sociais, o e-mail marketing não perdeu o seu espaço. Ainda é uma ferramenta importantíssima para divulgação de lançamentos, promoções e novidades.

7-              Analise os resultados de marketing e vendas

Marketing para Empresas de serviço - Analise os resultados de marketing e vendas

Por meio da análise de resultados você poderá entender qual tipo de serviço você poderá oferecer para cada tipo de cliente. Alguns serviços precisam de maior maturidade do cliente do que outros.

  • Qual produto vendeu mais?
  • Qual produto proporcionou maior lucratividade?
  • Qual canal de vendas deu melhor resultado?
  • Qual o período do mês tive melhor resultado de vendas?
  • Qual tipo de campanha foi mais eficaz?
  • Qual tipo de campanha teve melhor custo benefício?
  • Qual é o Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?

Só analisando estes e outros dados sobre a sua empresa que você conseguirá entender o perfil do seu cliente e criar uma persona mais assertiva para as suas campanhas.

8-              Crie uma persona para sua empresa

Marketing para Empresas de serviço - Crie uma persona para sua empresa

Falando em perfil do seu cliente, a persona é um perfil semificcional que representa um cliente real da sua empresa.

Para tentar explicar melhor, a persona é uma personificação do seu público-alvo. Enquanto o público-alvo inserimos informações mais genéricas, na persona incluímos características e comportamentos que são comum ao do público consumidor e transformaremos estas informações em um modelo de consumidor ideal da empresa. Nem todos os clientes são iguais, podemos criar várias personas para um mesmo serviço.

Usaremos as informações das personas para elaborar toda a campanha do serviço, desde a criação até a segmentação dos anúncios.

Um exemplo claro de uso de persona são as divulgações de cursos de graduação. Sempre colocando um grupo de jovens na criação, que representa o público principal de consumidores deste serviço. Não quer dizer que pessoas mais velhas não façam faculdade, mas em geral são jovens que acabaram de sair do ensino médio entre seus 17 e 20 anos e que desejam realizar a sua primeira graduação.

No caso de divulgação de cursos de pós-graduação ou MBA, a imagem usada na divulgação e segmentação da campanha seria totalmente diferente. Provavelmente um jovem adulto de aproximadamente 30 anos, já empregado, em busca de uma especialização para aperfeiçoamento profissional.

Vendo esses dois casos, é possível identificar que a persona será trabalhada de formas diferentes.

Para mais informações sobre persona, acesse: https://www.shapeweb.com.br/blog/2016/03/24/definicao-de-uma-persona-perfil-ou-publico-alvo-no-marketing/

9-              Funil de vendas

Marketing para Empresas de serviço - Funil de vendas

Você encontrará diversos modelos de funis de venda, alguns mais curtos e outros mais longos, não há certo ou errada. Aqui na Shape Web nós usamos um modelo com 4 etapas: Atração, Interesse, Desejo e Ação.

Atração

O primeiro passo é chamar a atenção de seu potencial cliente. É nesta etapa que você irá apresentar a sua empresa e soluções para o seu potencial cliente. Aqui você deve apresentar algumas dificuldade, deficiência ou necessidade que o a sua persona possivelmente tenham e informar quais são as soluções possíveis.

Interesse

As pessoas que passarem para esta etapa da jornada de compra são mais propensas a adquirir o seu produto. Agora é o momento de passar mais detalhes sobre o seu produto. Pode ser um catálogo, cardápio, apresentações, orçamento ou conteúdos mais detalhados sobre o seu serviço.

Desejo

O potencial cliente já identificou que o seu serviço pode resolver o problema dele, mas ainda pode estar com dúvidas sobre a procedência e qualidade de seu produto. Este é o momento de apresentar provas sociais que o seu produto realmente funciona e atenderá as expectativas. Faça uso de depoimentos, cases de sucesso ou ofereça garantias como teste grátis.

Ação

Chegou o momento do cliente adquirir o seu produto. Verifique se o cliente precisa de alguma ajuda para finalizar a compra, se todas as informações chegaram corretamente ao cliente, se a opção de compra desejada pelo cliente está disponível, ou se existe alguma outra barreira que está impedindo o cliente de realizar a ação de compra.

Pós-Venda

A jornada de venda não acaba por aqui. Tem o pós-venda! Verifique com o cliente como foi o processo de aquisição, se o serviço foi satisfatório e o que você pode fazer para melhorar a entrega do seu serviço. Um cliente satisfeito pode voltar a comprar ou indicar a sua empresa para novos consumidores.

Para mais informações sobre Funil de Vendas, acesse: https://www.shapeweb.com.br/blog/2018/08/20/aida-como-criar-conteudo-para-redes-sociais-que-ajudem-vender/

10-           Faça uma análise de SWOT

Marketing para Empresas de serviço - Faça uma análise de SWOT

Matriz SWOT, análise de SWOT ou análise FOFA, é um esquema para analisar as interferências internas e externas da empresa, que podem influenciar na entrega do serviço. Nela você irá identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa e oportunidades e ameaças do mercado em que ela atua.

No ambiente interno (microambiente) você analisará as Forças e Fraquezas de sua empresa. Ou seja tudo que você tem controle de mudança.

Ambiente Interno

Força: É tudo que sua empresa faz de positivo. Destaque tudo o que a sua empresa entrega de positivo que possa ser notado pelo cliente.

  • Entrega rápida
  • Serviço exclusivo
  • Localização da empresa
  • Qualidade no atendimento

Fraqueza: São todas as dificuldades que de processos que impedem a sua empresa de crescer.

  • Dificuldade de engajamento do público nas redes sociais da empresa
  • As pessoas não encontram minha empresa quando buscam pelo meu serviço
  • Estoque pequeno
  • Demora de entrega do fornecedor

Ambiente Externo

No ambiente externo (macro ambiente) você analisará as Oportunidades e Ameaças de sua empresa. Ou seja, São as influencias do mercado que interferem em seu negócio. É tudo que está fora do alcance da empresa para resolver e que a empresa precisa se adaptar.

Oportunidades: São fatores externos que podem favorecer o crescimento do seu negócio.

  • Segmentos de mercados ainda não explorados
  • Novas tecnologias
  • Serviços sazonais
  • Moda

Ameaças: São fatores externos que podem atrapalhar o desempenho do seu negócio.

  • Novos concorrentes
  • Falta de mão de obra qualificada
  • Falsificação e pirataria
  • Taxa de juros

Por que escolher a Shape Web para gerenciar o marketing de sua empresa de serviços?

A Shape Web oferece o plano de marketing voltado para micro e pequenas empresas, nossos planos podem ser personalizados se adequando a realidade do seu negócio.

Nossos profissionais possuem certificações de marketing digital de empresas renomadas nacional e internacionalmente como Google, SharpSpring e Rock Content. Atendemos clientes de diversas regiões do Brasil e até na Europa.

Entre em contato com os nossos consultores por meio do Whatsapp: (67) 3321-8174

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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