![Criar anúncios de vídeo no YouTube](https://www.shapeweb.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/03/criar-anuncios-de-video-no-youtube.png)
Como criar anúncios de vídeo no YouTube usando o Google ADS?
Já pensou em bombar os seus vídeos no YouTube, mas não sabe como promover os seus vídeos? Neste artigo vamos explicar de forma prática e resumida como criar anúncios de vídeo no YouTube.
O primeiro passo é saber que temos três formas, entre as mais comuns, de se anunciar vídeos no YouTube, são elas:
- Vídeo Discovery: Formato de anúncios de vídeo que serão exibidos nos resultados de pesquisa do YouTube. Os anúncios de vídeo ficam em posição de destaque na busca e sinalizados com o texto “anúncio”. São formados por uma miniatura, que contém texto e imagem.
- Anúncios in-stream puláveis: Formato de anúncio de vídeo, AutoPlay, que são exibidos antes, durante ou depois de outro vídeo no YouTube. (São aqueles vídeos que mostram a opção de pular após 5 segundos)
- Bumper: Formato de anúncio em vídeo, AutoPlay, de curta duração exibido antes, durante ou depois de outro vídeo no YouTube. O vídeo deve ter no máximo 6 segundos de duração (São aqueles vídeos que não possuem a opção de pular o anúncio).
Passo a Passo de Como Criar Anúncios de Vídeo no YouTube
- Faça login e/ou crie uma conta do Google Ads.
- No Menu de páginas, clique em Campanhas.
- Clique no botão de adição
e selecione Nova campanha.
- Selecione uma das metas a seguir: Leads, Tráfego do site, Consideração de produto e marca ou Alcance e reconhecimento da marca.
- Se essa etapa não refletir o que é exibido na sua conta, selecione um tipo de campanha primeiro e depois uma meta.
- Selecione o tipo de campanha Vídeo.
- Atribua um nome à campanha, selecione seu orçamento e os locais e escolha as redes em que você quer exibir a campanha de vídeo.
- Escolha os locais para os quais você quer segmentar sua campanha ou onde não gostaria de exibi-la.
- Escolha o idioma dos seus clientes.
- (Opcional) Escolha os dispositivos em que você quer exibir seus anúncios de vídeo. É possível segmentar determinados sistemas operacionais, modelos de dispositivo e operadoras. Por padrão, seus anúncios de vídeo são exibidos em todos os dispositivos qualificados.
- (Opcional) Edite as configurações avançadas da sua campanha.
- Atribua um nome ao grupo de anúncios de vídeo .
- Defina um valor de lance.
- Edite os métodos de segmentação que você quer usar nos seus anúncios de vídeo. Por padrão, os anúncios de vídeo são exibidos para todos os espectadores.
- Ao lado de “Seu vídeo do YouTube”, escolha um vídeo.
- Ao lado de “Formato do anúncio em vídeo”, escolha um formato. Insira as informações necessárias.
- Clique em Salvar e continuar.
Quais são as segmentações disponíveis para criação de anúncios de vídeo?
Locais:
Você pode escolher a Cidades, Estados ou Países que você deseja que seu anúncio seja exibido. É possível também determinar um raio de alcance de um ponto de referência, exemplo: Raio de 03 km da minha minha empresa.
Dia e horário
Você pode definir quais horários e dias da semana que seus anúncios de vídeo serão exibidos.
Informação demográfica
Defina qual é a idade, sexo e renda familiar de quem você deseja que visualize os seus vídeos
Dispositivos
Por padrão os anúncios de vídeo no YouTube são exibidos em todos os dispositivos qualificados (computadores, smartphones, tablets e telas de TV).
Mas é possível segmentar por Sistemas Operacionais (Android, BlackBerry, iOS, webOS e Windows Phone), Modelo de Dispositivo (Apple, Samsung, LG, Nokia, Microsoft, Alcatel, Blu, Google, HTC, Intel, Lenovo, Sony, entre outros), e Tipo de Rede (Operadoras de internet Móvel [Vivo, Claro, Tim e OI] ou WiFi).
Redes
É possível definir se o anúncio será exibido em resultados da pesquisa do YouTube, Vídeos do YouTube ou Parceiros de vídeo na Rede de Display (Fora do YouTube).
Tipo de inventário
É possível selecione um tipo de inventário para mostrar anúncios em conteúdos ideais para sua marca, são três: Inventário expandido, Inventário padrão e Inventário limitado.
Inventário expandido
Amplia o inventário disponível exibindo anúncios em alguns conteúdos sensíveis
Exclui conteúdo extremamente sensível, por exemplo:
- Linguagem obscena excessiva
- Conteúdo sexual explícito e nudez
- Violência explícita e lesões graves
Inventário padrão
Mostra anúncios em conteúdo apropriado para a maioria das marcas
Aplica as mesmas exclusões da opção “Expandido”, mas também exclui, por exemplo:
- Linguagem obscena pesada e recorrente
- Conteúdo sexual pesado e discussões sobre sexo
- Violência real ou encenada
Inventário limitado
Exclui a maioria dos tipos de conteúdo sensível e limita seu inventário disponível
Aplica as mesmas exclusões das opções “Expandido” e “Padrão”, mas também exclui, por exemplo:
- Linguagem obscena moderada
- Conteúdo com apelo sexual moderado
Público-alvo:
Públicos-alvo são grupos de pessoas com interesses, intenções e informações demográficas específicas, conforme estimado pelo Google. São as pessoas para quem você pode exibir seus anúncios.
Entre as opções de público-alvo disponíveis estão:
Quem são eles
Informações demográficas detalhadas como: Status parental, Estado civil, Ensino, Status de proprietário.
Quais são os interesses e hábitos deles
Seleciona pessoas pelo seu nível de afinidade por um determinado assunto como: Tecnologia, Estilo de Vida e Hobbies, Viagens, condicionamento físico e esportes, beleza e bem-estar, alimentação.
O que eles pesquisam ou planejam ativamente:
Seleciona pessoas pelo seu perfil de pesquisa, esta segmentação é dividida em três partes: público-alvo no mercado, eventos importantes e publico-alvo de intenção personalizada
Como eles interagiram com sua empresa
Seleciona pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo (Remarketing) ou públicos-alvo semelhantes a estas pessoas.
Palavras-chaves
Seleciona termos relacionados aos seus produtos ou serviços para segmentar conteúdo de vídeo relevante no YouTube.
Tópicos
A segmentação por tópicos é uma maneira simples de inserir seus anúncios de vídeo em vídeos do YouTube sobre determinado assunto.
Seleciona pessoas que estão visualizando vídeos sobre um determinado assunto como: Compras, Comidas e Bebidas, Esportes, Finanças, jogos, notícias, saúde, viagens…
Canais
Seleciona pessoas que estão visualizando um determinado vídeo ou vídeos de um determinado canal. Nas campanhas de vídeo, quando adicionado canais da Rede de Display, seu anúncio ainda pode ser exibido em locais qualificados no YouTube. Quando você adiciona canais do YouTube, seu anúncio ainda pode ser exibido em locais qualificados na Rede de Display.
Conteúdo excluído
Possibilita desativar as categorias individuais de conteúdo sensível como: Tragédia e conflito, Problemas sociais sensíveis, Conteúdo sexualmente sugestivo, Conteúdo sensacionalista e chocante, Difamação e linguagem grosseira.
Em breve, as categorias de conteúdo sensível em campanhas de vídeo não estarão mais disponíveis e serão substituídas por tipos de inventário. Para excluir o conteúdo sensível, use um tipo de inventário exibido acima. Até essa data, os dois recursos podem ser utilizados em conjunto, mas recomendamos usar apenas o tipo de inventário.
Rótulos e tipos excluídos
Entre em contato conosco
Gostou deste artigo? Você tem mais algumas dúvida, sugestão ou crítica a respeito de criação de anúncios de vídeo? Compartilhe suas dúvidas e opiniões com os nossos leitores! Deixe o seu comentário! Vamos adorar receber seu comentário e teremos um grande prazer em responde-lo.
Quer saber como preparar e fortalecer o seu negócio no meio digital usando vídeos no YouTube? Entre em contato conosco para atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: Anúncio de Vídeo, Anúncio no YouTube, Google AdWords, Marketing Digital, YouTube