Como ganhar seguidores reais e crescer seu Instagram sem pagar
Separamos seis dicas para você ganhar seguidores reais e crescer seu Instagram sem pagar nada de anúncio ou ferramentas, confira!
1) Conteúdo de qualidade e com propriedade
O primeiro passo após criar seu Instagram, fazer uma boa biografia com chamadas de ação (telefone, email e whatsapp) e criar conteúdos de qualidade, mas o que é isso que todo mundo fala?
Conteúdo de qualidade é aquela postagem que faz o seu PÚBLICO-ALVO parar pra ler.
- Fazer diferente do concorrente;
- Ter um título atraente;
- Fazer Stories que faça o público interagir;
- Tirar uma foto que chame atenção.
Dicas para conteúdo com Qualidade
Primeiro: Analise todo o seu universo profissional e veja o que pode virar tema de postagem alinhado aos seus objetivos.
Exemplo 1: Se você é um profissional de Fisioterapia, você pode:
- Dar dicas de como fazer um exercício de forma correta;
- Mostrar a sua estrutura de trabalho;
- Pedir para alunos que se recuperaram gravarem vídeos dando o depoimento do seu trabalho;
- Fazer pequenas filmagens de alunos fazendo exercícios e muito mais.
Exemplo 2: Se você é da área de Odontologia e Estética e trabalha com harmonização facial:
Poste resultados dos seus trabalhos;
Mostre para o seu público os resultados que os famosos tiveram;
Explique detalhadamente cada tratamento;
Foque na DOR do seu cliente e tente amenizar esses medos em formas de postagens. (Por exemplo, Anestesia: Faça postagem falando que você utiliza produtos que faz com que o cliente não sinta dor).
2) Seguir pessoas manualmente
Muito cuidado nesse passo, antes de sair seguindo pessoas loucamente, faça uma análise do seu público-alvo e defina a sua persona. Onde seu cliente mora? Qual idade ele tem? Quais os gostos dele? Qual a classe economia?
Feito isso, procure perfis no Instagram que atenda a segmentação acima e comece a seguir pessoas que INTERAGIRAM com esses perfis, assim você estará seguindo pessoas ativas nas redes sociais e não só pessoas para fazerem volumes.
Exemplo: No caso acima falamos de Fisioterapeutas. Supondo que sua área seja esportiva e que seu cliente ideal sejam pessoas de 20 a 50 anos, você pode seguir pessoas que interagem com academias, grupos de corridas, alunos de Cross Fit e outros. Lembre-se que você já deve ter conteúdo no seu Instagram, se não a pessoa vai visitar por curiosidade e não vê nada e em seguida desiste de seguir de volta.
3) Interagir no Instagram
Lembre-se, interagir não significa ser inconveniente, mas quem não é visto não é lembrado, então vale a pena você curtir fotos de quem você segue, com muito cuidado, comentar alguma postagem com CONTEÚDO RELEVANTE e não algo automatizado, as pessoas já estão cansadas de saber que existem robôs no Instagram. A regra é: SEJA AGRADÁVEL.
4) Humanização
As pessoas gostam de ver fotos de pessoas, então poste fotos da sua equipe, poste fotos sua, MAS sempre algo que lembre a sua área de atuação e não apenas a sua vida pessoal, para isto você tem o seu perfil.
Exemplo: Uma nutricionista pode postar suas fotos na academia, fazendo uma refeição que ela indica, foto dos seus resultados e até mesmo combinar mensagem alinhada ao objetivo dos seus pacientes com suas fotos. Isso gera EMPATIA.
5) Parcerias locais
Busque parcerias com empresas ou pessoas que complementem o seu universo ou até mesmo influenciadores locais.
Exemplo 1: Uma nutricionista pode fazer parcerias com lojas de suplementos e pedir para que o mesmo faça a sua divulgação em seu perfil.
Exemplo 2: Uma dentista pode fazer parcerias com perfis de noivas, pois sabe-se que muitos casais que vão casar procuram dentistas para fazer clareamento dental.
6) Seja um influenciador Offline
Por último e para complementar, seja um influenciador fora do mundo digital. Participe de eventos da sua área, fóruns, pesquisas, faça palestras gratuitas. Seja ativo em associações e outras entidades, isso fará com que você comece a ganhar mais credibilidade e seu nome será mais reconhecido, logo ganhará seguidores com mais facilidade, pois o seu público lembrará do seu nome.
Bônus: Entenda o algoritmo do Instagram
O Instagram é uma empresa e toda empresa visa o lucro, o Instagram não poderia ser diferente. O principal objetivo do Instagram é vender anúncios, por isso sempre tentará fazer com que você consuma anúncios para alcançar mais pessoas.
Porém é possível ampliar o seu alcance orgânico (sem pagar anúncios). O algoritmo do Instagram vai exibir para mais pessoas conteúdos que façam o usuários da ferramenta permanecerem ativos no aplicativo. Para ampliar o seu alcance no Instagram você precisa oferecer conteúdos que as pessoas que estão no Instagram queiram consumir. Fique sempre atento aos últimos recursos lançados e crie conteúdos de interação (Perguntas, enquetes, Quiz), a interação faz com que o Instagram entenda que o seu conteúdo está agradando os usuários, logo ele priorizará a sua exibição.
Confira mais dicas no vídeo à seguir:
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Artigo escrito por Alexandre Montello
Tags: Criação de Conteúdo, dicas, Instagram, Marketing Digital, Stories