Redes Sociais Para Empresas No Brasil
Publicado por em maio 30, 2019 Deixe um comentário

Como funcionam as Redes Sociais para Empresas no Brasil

Neste artigo vamos mostrar como é que os Brasileiros estão usando a Internet e como as empresas estão aproveitando essa oportunidade.

A base deste artigo está em quatro estudos/pesquisas:

  • Internet Trends 2019 – Bond (Mary Meeker)
  • PNAD 2018: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017 (IBGE)
  • Social Media Trends 2019 (Hootsuite)
  • Social Media Trends 2019 (Rock Content)

Não é de hoje que empresas estão adotando o Marketing Digital como ferramenta de prospecção e fidelização de clientes. O motivo é simples, cada dia que passa mais pessoas passam ter acesso à internet, logo a empresa precisa se adaptar ao novo comportamento de seus consumidores para se manter vida.

Uso da Internet no Mundo

Segundo o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2017 o número de pessoas com acesso a Internet chegou a 69,9% da população Brasileira, acima da média mundial que segundo estudos realizados por Mary Meeker (Internet Trends 2019) a Internet, em 2018, alcançou 51% da população mundial. O Brasil é o quinto país mais conectado do mundo em números absolutos de usuários, atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Usuarios de internet no Mundo - INTERNET TRENDS 2019

Fonte: Internet Trends 2019 – Bond (Mary Meeker) 

Como os Brasileiros usam a Internet?

 

Entre as principais finalidades do uso da Internet no Brasil estão:

  • 95,5% – Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail
  • 83,8% – Conversar por chamadas de voz ou vídeo
  • 81,8% – Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes
  • 66,1% – Enviar ou receber e-mail

Dados da Utilização da Internet pelos Brasileiros (IBGE)Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2017

Analise bem essa estatística, o que seria “Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail”? Nada mais é do que a utilização das redes sociais como Whatsapp, Telegram, Instagram Direct, Facebook Messenger.

Como geralmente são realizadas as “Conversar por chamadas de voz ou vídeo”? Por meio de aplicativos como Skype, Google Duo, FaceTime, Whatsapp, Facebook Messenger.

Por fim quais são os locais onde as pessoas costumam “Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes”? YouTube, Twitch, Netflix, Globo Play, Whatsapp, Facebook, Instagram Stories, TikTok, IGTV e muito mais.

O que há em comum em todos estes comportamentos? A Rede Social está presente nos principais motivos em que os Brasileiros usam a internet!

Analise o seu comportamento diário, as redes sociais devem estar inseridas em vários momentos de sua vida, inclusive agora, na leitura deste artigo no Blog da Shape Web. SIM! Blog também é uma rede social, pois permite a interação entre o escritor e o leitor por meio dos comentários.

A qualidade e cobertura do sinal de Internet, além do custo do serviço e aparelhos para uso do serviço são barreiras que atrapalham, e muito, o uso da Internet pelos brasileiros. A própria falta de interesse pode vir pelo desconhecimento do que o serviço pode propiciar de comodidade.

Dados da não utilização da Internet pelos Brasileiros (IBGE)Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2017.

As redes sociais favoritas dos Brasileiros

70% dos Brasileiros são Públicos de publicidade no Facebook

120 milhões de usuários Brasileiros estão presentes no Facebook, o que representa 70% da população Brasileira maior de 13 anos.

42% dos Brasileiros são Públicos de publicidade no Instagram

72 milhões de usuários Brasileiros estão presentes no Instagram, o que representa 42% da população Brasileira maior de 13 anos.

25% dos Brasileiros são Públicos de publicidade no Linkedin

39 milhões de usuários Brasileiros estão presentes no Linkedin, o que representa 25% da população Brasileira maior de 18 anos.

8% dos Brasileiros são Públicos de publicidade no Snapchat

13,5 milhões de usuários Brasileiros estão presentes no Snapchat, o que representa 8% da população Brasileira maior de 13 anos.

5% dos Brasileiros são Públicos de publicidade no Twitter

Pouco mais de 8 milhões de usuários Brasileiros estão presentes no Twitter, o que representa 5% da população Brasileira maior de 13 anos.

A sua empresa está nas Redes Sociais?

A maioria das empresas já estão aproveitando esse novo comportamento para divulgar seus produtos e serviços, isso você já deve estar cansado de saber, ao ver diversos anúncios durante o tempo que você está na Internet.

O resultado da Pesquisa Social Media Trends 2019 mostra que 96,2% das empresas estão presentes em pelo menos uma rede social. O principal motivo para as empresas estarem neste meio é a visibilidade, foi o que respondeu 70,5% das pessoas pesquisadas.

Dados sobre o motivo das empresas utilizarem as redes sociais no Brasil
Fonte: Terceira edição da Social Media Trends – 2019.

Os principais benefícios citados pelos pesquisados foi a exposição da marca, engajamento, vendas, conquista de clientes e acessos para sites e blogs.

Dados sobre os benefícios das redes sociais para empresas no Brasil
Fonte: Terceira edição da Social Media Trends – 2019.

Entre os principais motivos pelos quais as empresas não estão presentes nas redes sociais estão a falta de conhecimento, tempo e equipe suficiente para gerenciar as redes sociais. Ainda há uma parcela que acredita que as redes sociais não são importantes ou não vê resultados.

Estatísticas sobre os principais motivos pelos quais as empresas não estão presentes nas redes sociais.
Fonte: Terceira edição da Social Media Trends – 2019.

Redes Sociais para empresas

Segundo os dados da pesquisa Social Media Trends 2019, o Facebook atualmente é principal Rede Social utilizada (97,5%) pelas empresas, porém já aponta queda em relação ao ano anterior (98,8%).

O Instagram é a segunda rede social mais usada por empresas (89,4%) e vem de crescimento nos dois últimos anos.

O Snapchat segue como a rede menos utilizadas por empresas.

Comparativos de empresas e pessoas nas redes sociaisFonte: Terceira edição da Social Media Trends – 2019.

Assim como as empresas, aos poucos as pessoas também estão saindo do Facebook. As pessoas e empresas estão fazendo o movimento inverso para o Instagram. O crescimento do Instagram no Brasil é bem mais acelerado do que outras regiões pelo mundo, porém o crescimento do Instagram e YouTube é evidente de forma geral.

Gráfico comparativo: Uso das Redes Sociais nos Estados Unidos

Fonte: Internet Trends 2019 – Bond (Mary Meeker)

Em relação à termos de pesquisas, o Facebook ainda é o que gera mais interesse nas buscas do Google, porém é visível a queda do interesse pela ferramenta desde 2014.

Uso de dados pessoais por empresas

Preocupações com o uso indevido de dados pessoais

A pesquisa do Hootsuite de outubro de 2019 identificou que o Brasileiro é o público que mais se preocupa com o uso indevido de dados pessoais, 83% usuários da Internet do Brasil responderam dizem preocupados com o modo como as empresas usam seus dados pessoais. A média mundial é alta, porém bem inferior, de 64% dos usuários pesquisados.

Anúncios nas Redes Sociais

Agências de publicidade e marketing estão reduzindo seus investimentos em impressos e nos meios de comunicações tradicionais. Nos Estados Unidos o orçamentos de anúncios sociais em 2018 já representam 32% do investimento total em marketing digital, a maior porcentagem de investimento em anúncios digitais já contabilizada. O Facebook já representa 23% do total de gastos com publicidade digital dos EUA.

Gráfico comparativo: Investimento em publicidade no mundo 2010 - 2018

Fonte: Internet Trends 2019 – Bond (Mary Meeker)

Os donos de páginas no Facebook já perceberam que não é possível depender apenas do alcance orgânico, uma em cada quatro páginas do Facebook já usam mídia paga.

Publicações no Formato Vertical

De acordo com a empresa de consultoria Block Party (disponível em Social Media Trends 2019 do Hootsuite), Stories – os formato de fotos e vídeos verticais que desaparecem após 24 horas de publicação, inventado pelo Snapchat – agora estão crescendo 15 vezes mais rápido do que o compartilhamento em relação à linha do tempo (feed).

Gráfico exibindo o número de usuários na ferramenta Stories nas plataformas: Facebook, Messenger, Instagram Whatsapp e Snapchat

Fonte: TechCrunch em Social Media Trends 2019 (Hootsuite)

O Facebook já está realizando anúncios para Stories no Facebook, Messenger e Instagram, o próximo passo é iniciar a anúncios também no Whatsapp. Outros concorrentes do mesmo segmento (rede social de vídeos verticais) estão chegando, como: TikTok, Lasso e Likee.

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Última atualização: 06 de novembro 2019

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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