Adwords Express - Passo-a-Passo
Publicado por em março 10, 2016 Deixe um comentário

Como anunciar no Google usando AdWords Express

O Google AdWords Express é a plataforma simplificada para criar anúncios no Google dedicado principalmente para Micro Empresas e Micro Empreendedores Individuais com atuação local, como: loja de presentes, floricultura, sorveteria, padarias, entrega de gás, entre outros serviços locais. O objetivo é possibilitar a criação de forma simples e eficiente anúncios nos resultados das pesquisas do Google.

Como o Google AdWords Express funciona?

Não tem mistério anunciar no Google AdWords Express, você precisará definir o público-alvo, um resumo da descrição do seu negócio em três linhas e definir o orçamento mensal (diferente do Google AdWords tradicional que o orçamento é definido como diário).

A plataforma do Google AdWords Express gerenciará automaticamente quando e onde seus anúncios serão exibidos em sua área local próxima do seu negócio (25Km à 65Km de raio e, relação ao seu negócio). O anúncio será exibido tanto para pessoas que estão localizadas na região de segmentação, quanto para as pessoas que possuem interesse na região de segmentação. Por exemplo: Pessoas que estão em Belo Horizonte buscando por um serviço em Campo Grande realizando buscas como “Floricultura em Campo Grande MS”, “Táxi em Campo Grande”, ou “Restaurante no centro de campo grande”.

O AdWords Express Disponibiliza apenas anúncios de texto, estes poderão aparecer em pesquisas do Google e também em sites parceiros do Google, denominado como Rede Display, mas esta exibição é definida automaticamente pelo o Google.

Google AdWords Express – Publicidade Online Descomplicada

Não é necessária a escolha de palavras-chave, pois elas são definidas de acordo com a categoria de seu negócio e não precisar de manutenção contínua, pois é realizado automaticamente pelo o Google.

Na rede de Pesquisa do Google, não há como distinguir qual anúncio foi criado no AdWords Express ou no AdWords tradicional, eles possuem o mesmo tamanho e formato. É uma excelente ferramenta para se iniciar no marketing digital.

Como criar uma conta no AdWords Express em 10 passos

Vamos apresentar agora o passo-a-passo para que os seus anúncios sejam exibidos por meio do AdWords Express:

  1. Acesse o seguinte link para acessar a página oficial do AdWords Express http://adwords.google.com.br/express
  2. Caso você tenha alguma página verificada no Google Meu Negócio (antiga página do Google+) associada a uma conta do Gmail, você poderá escolher a página existente ou solicitar “Criar uma nova empresa”.
    Google Meu Negocio (nova empresa) AdWords Express
  3. Caso não tenha nenhuma conta no Google Meu Negócio, você irá direto para a página “Descreva sua empresa” onde será solicitado um website (pode ser uma conta do Google Meu Negócio) e o Nome da Empresa.
    Descreva sua empresa - AdWords Express
  4. Ao clicar em continuar, você será direcionado para página “Selecione o Público”. Será perguntado “Onde você deseja que seu anúncio seja exibido”. Coloque a sua região de interesse como “Campo Grande, MS”, defina o raio de atuação entre 25km e 65km, confira se o idioma está em “Português” e informe qual é o serviço que você deseja anunciar (As palavras-chaves serão definidas de acordo com a categoria selecionada).
    Segmentação no AdWords Express
  5. Ao clicar em próximo, você será direcionado para página de criação do anúncio. O anúncio deve um título de 25 caracteres, duas linhas de 35 caracteres, endereço da página de destino (ex.: shapeweb.com.br) e o número de telefone. Obs.: Apesar do número de telefone ser opcional ele é fundamental para negócios locais.
    Criação de anúncios no AdWords Express
  6. A página seguinte é destinada a definição de orçamento. O AdWords Express já dará uma sugestão de orçamento, mas os valores são editáveis. Ao definir o seu orçamento o AdWords Express automaticamente o orçamento diário será calculado, além de informar a porcentagens de concorrentes que já investem um mais do que o orçamento máximo/mês definido por você.
    Definição de Orçamento
    Dica: Tente investir o mais próximo ou se possível mais do que os seus concorrentes, caso contrário você aparecerá menos que seus concorrentes e a chance de seus potenciais clientes trocarem você pela concorrência será maior.
  7. A próxima página é uma revisão de seu anúncio onde será exibida uma estimativa de quantos cliques seu anúncio deverá receber por mês.
    Revisão do Orçamento - AdWords Express
  8. Ao avançar você cairá na página de Finalização, nesta página você deverá informar o CPF ou CNPJ. Ao escolher CNPJ os dados de endereço serão preenchidos automaticamente, em seguida informe os dados do contato (Nome, telefone e e-mail) do principal relacionados ao financeiro da empresa, onde serão definidas as formas de pagamento.
    Automático: Pagamento Pós-pago, onde você cadastra um Cartão de Crédito para pagar os investimentos realizados
    Manual: Pagamentos pré-pago por meio de Boleto ou Cartão de Crédito, onde primeiro é inserido créditos na ferramenta para serem descontados de acordo com o andamento da campanha.
    Finalização - AdWords ExpressObs.: Caso tenha interesse em receber  upom promocional para iniciar suas campanhas no AdWords Express, entre em contato conosco. Somos empresa parceira do Google (Credenciada no Google Partners) e oferecemos cupons para novas contas. Não há custos para receber o seu cupom, basta solicitar pelo e-mail: atendimento@shapeweb.com.br (Válido apenas para novas contas do AdWords ou AdWords Express).
  9. Aceite os termos e condições do Google e clique em próximo.
  10. Pronto! Sua conta já está criada e você cairá na página de resultados da campanha. Nesta página é possível identificar quantas pessoas estão visualizando ou clicando no anuncio por meio de computador, tablete e smartphones, além do número de visualizações e cliques nas palavras-chaves definidas pelo Google.
    Painel do AdWords Express

Dica: Caso você decida realizar campanhas para várias cidades, estados, nacional ou até em diversos países, ou necessite de recursos mais avançados, o Google recomenda que a campanha criada no AdWords Express seja paralisada, e passe usar a plataforma do Google AdWords. Isso é por que apesar de serem plataformas diferentes eles compartilham do mesmo faturamento.

Principais diferenciais entre o AdWords Express e o AdWords tradicional

AdWords Express AdWords
1. Não precisa definir palavras-chave, elas serão definidas automaticamente pelo Google 1. As palavras-chaves precisam ser definidas manualmente.
2. Anúncios com alcance ente 25Km à 65Km de raio de um ponto de referência 2. Anúncios com alcances flexíveis (cidades, estados, países)
3. Ajuste de orçamento mensal 3. Ajuste de orçamento diário
4. Gerenciamento da campanha automática 4. Gerenciamento de campanha customizada
5. Permite apenas anúncios de texto para a rede de pesquisa e rede de display do Google 5. Permite todas as variações de anúncios (Texto, imagem, vídeo e divulgação de aplicativos) em todos os canais (Pesquisa do Google, sites parceiros, YouTube e Google Play)
6. Sugere orçamento mensal 6. Não há sugestões de orçamento mensal
7. Oferece faixa de orçamento típica dos concorrente 7. Não oferece faixa de orçamento dos concorrentes
8. Não é possível definir horário de exibição da publicação 8. Possibilita agendar hora e dia de exibição
9. Permite apenas telefone como extensões de anúncios 9. Oferece extensões de anúncios de Local, telefone, site links, frases, snipets estruturados entre outros.

Dúvidas frequentes:

Eu preciso ter um site para anunciar no AdWords Express?

Não obrigatoriamente. É possível você enviar os seus clientes em potencial para a página do Google Meu Negócio ou Facebook, mas o mais indicado é ter um site para mostrar todo o potencial e profissionalismo de sua empresa.

O que é Google Meu Negócio?

É uma página que você no Google para informar os principais dados da sua empresa, como: Endereço, telefone, descrição, fotos e vídeos (Conceito semelhante ao da página de negócio local do Facebook).

É possível migrar do AdWords Express para o AdWords tradicional?

Sim. A qualquer momento você pode ir para o AdWords tradicional ou voltar para o AdWords Express, o seu faturamento é único, ou seja, você pagou um boleto de R$300, este será dividido tanto para o AdWords Express, quanto para o AdWords tradicional.

As Campanhas do AdWords Express vão aparecer no AdWords tradicional quando eu migrar de uma plataforma para outra?

Não, as plataformas possuem campanhas de anúncios distintos. Por isso é recomendado desativar as campanhas de uma plataforma quando for usar a outra.

Como é feita a cobrança dos anúncios:

A cobrança é feito apenas por cliques, independente do número de vezes em que ele foi exibido. Porém e o seu anúncio é muito exibido e não oferece muitos cliques o Google começará exibir menos seu anuncio e mais o anuncio da concorrência por considerar seu pouco relevante.

Entre em Contato com a Shape Web

Precisa de alguma ajuda para anunciar no Google? Entre em contato conosco, somos uma empresa certificada pelo Google para desenvolver campanhas no Google AdWords, encontraremos uma solução para melhor atender o seu negócio. Solicite um orçamento de consultoria, assessoria ou monitoramento por e-mail: atendimento@shapeweb.com.br ou por telefone (67) 3321-8174. Aguardamos o seu contato!

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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