Publicado por em dezembro 13, 2017 3 comentários

Importância de um site estratégico para o Marketing Digital

Um site estratégico, bem feito e acessível em dispositivos móveis passa credibilidade para sua marca e empresa. O site institucional mostra seriedade, comprometimento e profissionalismo.

Se você possui uma loja física, não necessariamente você precisa criar uma loja virtual. Pra quem esta iniciando o ideal é que você tenha um site institucional. Um site institucional é um site estratégico voltado para facilitação da divulgação das informações de sua empresa.

No site institucional é fundamental para sua estratégia de marketing digital. Nele você deve ter informações como histórico da empresa (mesmo que ela seja recente), informações sobre os serviços e produtos oferecidos e dados de contato como: Telefone, e-mail, CNPJ e endereço físico.

Eu não preciso de um site

Mas por que não fazer apenas uma página  no Facebook ou um perfil no Instagram? A resposta é simples. O Facebook e o Instagram são do Mark Zuckerberg e não seu!

Se ele não é seu, você não tem controle sobre ele. Ou seja, o Facebook e o Instagram podem acabar a qualquer momento e você perderá o contato com todos os seus clientes.

Mas o Facebook é uma empresa sólida, não vai acabar. Bom, o Google também é uma empresa sólida, mas você lembra o que aconteceu com o Orkut? O Orkut foi uma empresa adquirida pelo Google, assim como o Instagram é uma empresa adquirida pelo Facebook.

Não estou sendo pessimista, mas precisamos sempre estar preparados para o pior, ainda mais quando o pior pode ser evitado.

Quando criar a minha loja virtual?

Se você já tem uma frequência de vendas, sejam elas por uma loja física ou por meio das redes sociais, então chegou a hora de investir em uma loja virtual. Ou seja, um site estratégico que facilite o processo de vendas pela internet.

A Loja virtual vai possibilitar automatizar diversos processos da venda, entre os principais, o pagamento e organização de registro de clientes. Porém, ao contrario do que muitos acham, uma loja virtual não vende sozinha.

O que escutamos muito nas consultorias que realizamos é:

Minha empresa é pequena, tenho medo de abrir uma loja virtual e não dar conta de vender

Esse medo você não precisa ter! Se você não divulgar sua loja dificilmente você vendera algo. Claro que existem exceções, caso você tenha um produto muito procurado, mas com pouca oferta no mercado.

Custos de manter uma loja virtual

Se você criar uma loja virtual, trate-a como mais um ponto de venda. Ou seja, você precisara investir em divulgação, atendimento ao cliente, além de se preocupar-se com os custos fixos e variáveis. 

Loja Fisica Loja Virtual
Custo de aluguel da loja Hospedagem do site ou plataforma de comércio eletrônico
Vendedor Atendente de chat e despachante de produto (Correios ou transportadora)
IPTU Registro de domínio
Publicidade (Folheto, cartaz, rádio, Tv, Outdoors, mala-direta) Publicidade (Redes Sociais, Links Patrocinados, Banners e sites, e-mail marketing)
Loja no Shopping Produtos em Marketplace
Entrega Frete
Maquininha de pagamento Meios de Pagamento on-line

Não fiz todos os comparativos de loja física e virtual, mas o importante é saber que pra todo investimento que você faz em uma loja física, você terá também em uma loja virtual. O investimento pode ser bem menor, mas ele não deixará de existir.

Vou ficar rico com minha loja virtual

Não caia na ilusão de que o baixo custo operacional inicial seja sinônimo de dinheiro fácil e rápido. A concorrência na internet é altíssima. O menor custo operacional reflete também no menor custo do produto no momento de venda. Assim sua margem de lucro por produto poderá semelhante ao da loja física.

Faça algumas perguntas para você mesmo:

  • O que me faz comprar algo pela internet e não em uma loja física?
  • O que me faz escolher uma loja e não outra?
  • Como eu encontro o produto desejado pela Internet?
  • Eu sou fiel a quantas lojas na internet?
  • O que me faz ser fiel a uma loja na internet?

Um site estratégico é aquele que você planeja como ele ajudará a sua empresa a se posicionar no mercado digital. Faça essas perguntas também aos seus clientes e veja quais são os atrativos que sua loja pode oferecer para conquistar clientes para fazer compras pela internet.

Como ter um site estratégico?

Tenha um espaço seu na Internet, seja ele um comércio eletrônico ou um site institucional. O ideal é que o domínio do site seja www.minhaempresa.com.br, quanto mais simples o domínio melhor e mais fácil de ser lembrado.

Você precisa de ajuda para iniciar a sua presença online ou criar um site estratégico? Ou você já tem uma loja virtual, mas não está conseguindo vender? Entre em contato conosco para atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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