Como criar link para whatsapp?
Publicado por em janeiro 2, 2019 2 comentários

Link Whatsapp – Como criar link para whatsapp?

Você deseja compartilhar de forma simples e fácil o seu número do WhatsApp por meio de um link? Siga o seguinte passo a passo e crie o seu próprio link para Whatsapp:

Passo a Passo – Como criar um link direto para número do Whatsapp

Para criar o link para seu Whatsapp é simples, basta modificar o link abaixo com o número do seu Whatsapp completo, ou seja incluindo o código internacional (Código do Brasil é 55), mais o código de longa distância da sua região (também conhecido como DDD) e o número do seu Whatsapp. Lembrando que esta função também funciona com o Whatsapp Business.

https://wa.me/ Código Internacional + DDD + Número de Telefone

Exemplo do Whatsapp aqui da agência ficaria o seguinte:

– Código do Brasil 55

– Código de Campo Grande/MS: 67

– Número de telefone: 3321-8174

O link para Whatsapp ficará da seguinte forma: https://wa.me/556733218174

Obs.: Veja que não há espaço, ponto ou traço. Qualquer caractere diferente de número fará com que o link não funcione corretamente.

Ao clicar acessando um computador será aberta a tela do Whatsapp Web perguntando se deseja iniciar uma conversa. Ao tocar no link por um celular abrirá o aplicativo Whatsaap Messenger ou Whatsapp Business (no caso dos dois dispositivos estarem disponíveis, no primeiro acesso será perguntado em qual aplicativo você deseja abrir uma conversa).

Se você não sabia que é possível ter whatsapp com número de telefone fixo e quer saber como fazer igual, Clique aqui!

 

Criar link para Whatsapp com mensagem personalizada

Além de colocar um link direto para o seu número whatsaap, você também pode incluir uma mensagem personalizada. Assim quando o seu cliente entrar em contato com você ele só precisará tocar no botão de enviar mensagem para falar com você.

Para incluir uma mensagem personalizada em seu link para Whatsapp insira o códito ?text= logo após o número de seu telefone e em seguida escreva sua mensagem. No texto da mensagem podem ser incluídos espaços e caracteres especiais como “ç” e letras com acento.

Exemplo do Whatsapp aqui da agência ficaria o seguinte:

– Código do Brasil: 55

– Código de Campo Grande/MS: 67

– Número de telefone: 3321-8174

– Mensagem: Olá, gostaria de solicitar um orçamento com você!

O link para Whatsapp ficará da seguinte forma: https://wa.me/556733218174?text= Olá, gostaria de solicitar um orçamento com você!

 

Encurtando o link para Whatsapp

Quando vamos divulgar nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Twitter, SlideShare ou qualquer outra que aceite links, nós usamos o serviço de encurtar url do Bit.ly

O processo é bem simples,

  1. acesse o site: https://bitly.com/
  2. Insira link seu número no Whatsapp e aperte o botão “SHORTEN
  3. Aparecerá o link encurtado, clique no botão “COPY” para copiar o endereço encurtado
  4. Agora é só divulgar nas redes sociais

 

Link para acessar o Whatsapp Web

Você utiliza o Whatsapp pelo Computador? Saiba que o Whatsapp Web é um recurso que auxilia muito na agilidade, principalmente na velocidade de digitação das mensagens. Acessando o link direto para seu número no Whatsapp pelo computador, a pessoa será direcionada automaticamente para o Whatsapp Web.

Se uma pessoa tocar no link para seu número no Whatsapp pelo celular, ela será destinada para o aplicativo do Whatsapp instalado em seu celular, podendo ser o Whatsapp Messenger ou Whatsapp Business.

 

Onde usar o link direto para número no Whatsapp?

Você como empresa ou profissional autônomo pode utilizar link com o número de contato do WhatsApp de diversas maneiras, vai depender da sua estratégia de marketing e necessidade de divulgação. Abaixo vamos dar algumas sugestões de como aproveitar ao máximo o seu o link direto para número no Whatsapp.

 

Divulgação do Whatsapp em meu Site ou loja Virtual

Coloque o link para seu Whatsapp junto com as informações de contato, o ideal é que você incluía o link em uma imagem com a logo do Whatsapp e sinalizar que ao clicar no link a pessoa será direcionada ao Whatsapp da empresa.

Entre os locais mais eficientes são:

  • Parte superior do site, quando há informações de contato
  • Parte inferior do site, quando há informações de contato
  • Junto com as informações de contato nas páginas: contato, fale conosco e orçamento.
  • Botão flutuante na lateral direita do site
  • Página de Dúvidas frequentes

 

Divulgação do Whatsapp nas Redes Sociais

Facebook e Instagram

Ao usar no Facebook você pode utilizar no botão que fica logo abaixo da capa da sua página. Escolha a opção “Fale Conosco” e inclua o link direto para número no Whatsapp para receber contatos.

Ao realizar anúncios no Facebook ou Instagram, você tem a opção de criar anúncios de cliques para o site. Nesta opção de anúncios você pode colocar o link direto para número no Whatsapp.

Lembrando que para promover publicações no Instagram é necessário converter seu perfil do Instagram em perfil comercial.

Os anúncios no Facebook são destinados apenas para quem possui uma página. Caso você ainda use perfil, veja os motivos de você migrar o perfil da sua empresa para uma página aqui.

Clique aqui e faça Agora - Raio X do Marketing Digital

Stories do Instagram

Ao atingir 10 mil seguidores no Instagram você terá acesso ao recurso de inserir link no Stories. Assim você pode pedir para os seus seguidores para arrastar a tela para cima para entrar em contato com você no Whatsapp.

 

Youtube

Em todos os vídeos que você divulgar no YouTube coloque o link para seu WhatsApp para facilitar o contato de quem visualiza os seus vídeos.

 

Linkedin

Ao fim de toda publicação ou artigo, insira o link para seu Whatsapp, desta forma seus potenciais cliente terão maior facilidade de iniciar uma conversa com você pelo aplicativo.

 

Divulgação do Whatsapp em releases

Ao enviar os seus releases para imprensa, inclua o link para whatsapp para que o jornalista possa entrar em contato você para tirar possíveis dúvidas. O quanto mais você facilitar a comunicação com o jornalista, melhor será o conteúdo que ele publicará sobre a sua empresa.

 

Divulgação do Whatsapp em Anúncios no Google

Em anúncios no Google ADS você pode colocar uma extensão de anúncios de links, incluindo o link para o Whatsapp. Desta forma aumentará as chances de seu potencial cliente entrar em contato com você pelo aplicativo, antes mesmo dele entrar em seu site.

 

Divulgação do Whatsapp na minha loja física

Primeiramente gostaria de ressaltar a importância de você exibir o número do seu telefone e indicar que este é o número do Whatsapp da sua empresa. Isso permitirá que as pessoas tenham possibilidade de anotar o número para entrar em contato depois.

Mas e o onde fica link para Whtasapp, como divulgarei? Divulgar o link por escrito não será muito atrativo, mas você pode criar um QRCode do link direto para número no Whatsapp.

 

Como divulgar o número no Whatsapp com QR Code

Informações atualizada em 13/10/2020

Criar um QRCode é simples e gratuito:

  • Acesse o site https://www.the-qrcode-generator.com/;
  • Mude da opção “Free Test” para “URL”;
  • Insira o endereço do link do Whatsapp que você deseja criar o QR Code;
  • O QR Code será criado automaticamente. Toque na opção “Save” e escolha a opção PNG para salvar como imagem em seu computador ou celular.

Toda vez que alguém usar o seu QRCode, será direcionado para o Whatsapp informado no campo URL. Exemplo abaixo é o Whatsapp da Shape Web.

Mire a câmera de seu celular aqui e acesse o Whatsapp da Shape Web.

* Este link https://wa.me/556733218174 é um link encurtado, para ver o link em tamanho real acesse o link encurtado e depois copie o link real na barra de endereço de url do seu navegador. No caso da Shape Web, o link real é: https://api.whatsapp.com/send?phone=556733218174. Você pode trocar apenas o número de telefone para o seu número que também funcionará.

Vantagens de divulgar link para Whatsapp

Entre as principais vantagens de oferecer o link direto para o Whatsapp são:

  • Acesso ao seu Whatsapp com apenas um clique;
  • Facilitar o acesso ao seu Whatsapp, tanto no computador, quanto no celular;
  • Acesso ao seu número de Whatsapp sem necessidade de ter o número do seu telefone salvo na agenda do celular;

 

Deixe um comentário

Quer tirar alguma dúvida sobre Como criar link para Whatsapp? Quer complementar este artigo? Deixe sua mensagem nos comentários! Teremos o prazer em ler e responder!

 

Quer um Gerenciamento de Redes Sociais Profissional? Entre em contato com a equipe da Shape Web. Trabalhamos com consultoria e assessoria de redes sociais. Clique aqui e entre em contato conosco, se preferir ligue para (67) 3321-8174.

Artigos Relacionados

Como configurar o WhatsApp Business com número de telefone fixo –... Você já usa o WhatsApp com número de telefone fixo? Para quem possui dispositivos com sistema operacional Android já é possível ter duas contas de WhatsApp em um mesmo aparelho usando os aplicativos W...
WhatsApp Web – Tudo que você precisa saber sobre o WhatsApp Web Saiba como usar o WhatsApp Web para o dia a dia de sua empresa. Qualquer dúvida deixe um comentário que a gente responde! O que é WhatsApp Web O WhatsApp Web é  a opção de acesso do WhatsApp Messeng...
WhatsApp Business – Vantagens e Desvantagens WhatsApp Business  já está liberado no Brasil e já foi testado aqui na Shape Web. Analisamos os principais recursos que diferenciam o recém lançado WhatsApp Business do já tradicional WhatsApp Messeng...
Como usar o WhatsApp da minha empresa de forma eficaz O WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil, até mais que o Facebook. Levantamento exclusivo do grupo IBOPE mostra que o WhatsApp está presente em 91% dos smartphones do Brasil. Conheça as vantage...
Categorias: ,
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , ,

2 Comentários

  • Glenda Almeida disse:

    Nossa fiquei impressionada com a dedicação desse artigo,meus sinceros agradecimentos e parabéns Felipe Duarte. Sou autodidata e faço posts para familiares e amigos, gosto de tecnologia e estou fazendo um cartão de visita com link e qrcode para compartilhar e encontrei tudo que gostaria de ler (de forma didática) num só lugar. Gostaria de ficar a disposição de vocês aqui em Belém PA, se precisarem! Um abraço!
    Glenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *